Notícias | Dia a dia
Rybakina se vinga e fatura seu primeiro WTA 1000
19/03/2023 às 19h13

Indian Wells (EUA) - A cazaque Elena Rybakina está vingada. Derrotada de virada por Aryna Sabalenka na recente final do Australian Open, a campeã de Wimbledon mostrou controle emocional superior na final de Indian Wells e ergueu seu primeiro troféu de nível WTA 1000, ao anotar as parciais de 7/6 (13-11) e 6/4.

Responsável também pela eliminação de Iga Swiatek, a cazaque é a primeira campeã do torneio a ter vencido as duas líderes do ranking na mesma edição. Aos 23 anos, Rybakina chegou ao quarto troféu em oito tentativas na carreira com apenas um set perdido nas duas semanas.

Além de faturar o ótimo prêmio de US$ 1,26 milhão, Rybakina terá o mais alto ranking de sua carreira nesta segunda-feira, avançando do décimo para o sétimo posto. Vencedora do Grand Slam da grama, em julho, ela não recebeu pontos no ranking e com isso ficou privada de chegar ao top 5.

Sabalenka por sua vez buscava o terceiro troféu do ano e tinha 17 vitórias em 18 jogos nesta temporada. Esta foi também a primeira de quatro finais de nível 1000 que a bielorrussa perdeu na carreira.

Primeiro set maluco
Rybakina havia perdido todos os quatro duelos anteriores diante de Sabalenka, sempre em três sets. Mas, na primeira final de WTA 1000 com duas campeãs ativas de Slam desde 2019, enfim deu a volta por cima.

O primeiro set foi muito tenso, com erros de lado a lado e a volta do fantasma das duplas faltas de Sabalenka. Ela cometeu 10 erros fatais no saque, quatro deles em momentos decisivos, como a quebra sofrida antes do tiebreak e no segundo set-point que teve, com 11-10.

A cazaque por seu lado reagiu bem a partir do 2/4 do primeiro set, ficou mais consistente e chegou a virar para 5/4. Com 6/5, teve o primeiro de seus seis set-points, pelo menos dois deles com erros não forçados.

Depois de tanta tensão, a cazaque mostrou maior estabilidade. Começou o segundo set já com quebra, escapou de dois break-points no quarto game e se precipitou com dois break-points que a levariam a 4/1. Superior em quadra, tirou outro serviço de uma perturbada Sabalenka e sacou para fechar no oitavo game. A experiente bielorrussa se soltou, encostou no placar por 5/4 antes de enfim Rybakina sacar com autoridade e liquidar a partida. Cada jogadora fez 26 winners no set, mas Sabalenka cometeu 26 erros não-forçados contra 14 da cazaque.

Comentários