Notícias | Dia a dia
Rybakina vence com oscilações e reencontra Badosa
24/03/2023 às 00h44

Rybakina precisou de três sets para superar a estreia em Miami

Foto: Jimmie48/WTA

Miami (EUA) - Campeã do WTA 1000 de Indian Wells no último domingo, Elena Rybakina precisou de tempo para se adaptar às condições de jogo mais rápidas em Miami, mas conseguiu vencer sua partida de estreia. Agora número 7 do mundo, a cazaque precisou de três sets para vencer a 64ª colocada Anna Kalinskaya com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3 em 2h15 de partida.

Em 21 jogos disputados neste início de temporada, Rybakina acumula 17 vitórias, sendo sete seguidas. A jogadora de 23 anos reencontra na próxima rodada a espanhola Paula Badosa, ex-número 2 do mundo e atual 29ª colocada. Apesar de Badosa liderar o histórico por 4 a 2, a cazaque venceu o duelo mais recente, disputado há 10 dias em Indian Wells.

Com altos e baixos no saque, Rybakina disparou 14 aces e fez 7 duplas faltas. Durante o primeiro set, ela colocou apenas 54% de primeiro serviço em quadra, sendo só 50% no set inicial. Mas mesmo enfrentando seis break-points, permitiu só duas quebras, conseguindo cinco quebras de serviço contra a rival. A cazaque fez mais que o dobro de winners, 40 a 19, mas cometeu 27 erros contra só 5 da rival.

Rybakina sofreu uma quebra de serviço logo no game de abertura e estava atrás no placar durante a maior parte do tempo no set inicial. Ela não aproveitou os três primeiros break-points que teve e chegou a estar perdendo por 5/3. A cazaque só conseguiu devolver a quebra quando Kalinskaya sacava para o set e buscou o empate. Dois games mais tarde, contou com uma dupla falta da russsa para voltar a quebrar e fechar o set. Muito mais agressiva em quadra, Rybakina fez 17 a 4 em winners no set.

O segundo set vinha muito tranquilo para Rybakina, que conseguiu uma quebra logo cedo e vinha confirmando seus serviços de forma muito tranquila. Ela chegou a 4/1 depois de um game com três aces. Mas voltou a ter problemas com o saque e fazer muitas duplas faltas no fim do set. Além disso, Kalinskaya conseguiu reagir jogando de forma muito sólida de fundo, por mais que a cazaque tivesse golpes muito potentes, e terminou o set vencendo cinco games seguidos.

As oscilações de Rybakina continuavam no terceiro set, mas a atual campeã de Wimbledon conseguiu se movimentar melhor e permanecia à frente no placar. Depois de escapar de um game longo no saque, ela conseguiu quebrar para fazer 4/2. A cazaque perdeu o saque no sétimo game, mas recuperou a vantagem na sequência, sustentando a liderança até o fim da partida.

Tricampeã, Azarenka domina o duelo com Giorgi
Três vezes campeã em Miami, a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka dominou o duelo contra a italiana Camila Giorgi e marcou as parciais de 6/3 e 6/1 em 1h16. Cada jogadora fez 16 winners no set, mas Azarenka cometeu apenas seis erros contra 11 da italiana. Ela conseguiu quebrar cinco vezes o saque da rival, que vinha de uma partida de 3h37 contra Kaia Kanepi na estreia. Sua próxima adversária será a polonesa Magda Linette, 19ª do ranking, que bateu Evgeniya Rodina por 6/3 e 6/4.

A boa notícia para o tênis italiano foi a vitória da canhota Martina Trevisan, cabeça 25 em Miami, que bateu a japonesa Nao Hibino por 6/4 e 6/3. Trevisan enfrenta a norte-americana Claire Liu, que venceu a lucky-loser austríaca Julia Grabher por 6/4 e 6/3. Grabher havia entrado na chave com a desistência da número 1 Iga Swiatek, que sofreu lesão nas costelas.

Comentários