Miami (EUA) - Finalista de Indian Wells no último domingo, Aryna Sabalenka estreou muito bem no terceiro WTA 1000 da temporada em Miami. A número 2 do mundo confirmou o favoritismo contra a norte-americana Shelby Rogers, 42ª do ranking, e marcou as parciais de 6/4 e 6/3. A partida quase se complicou depois que Sabalenka sofreu um incômodo no posterior da coxa no início do segundo set.
Com dois títulos na temporada, em Adelaide e também no Australian Open, Sabalenka venceu 18 dos 20 jogos que fez neste início de 2023. Com a desistência de Iga Swiatek, por lesão nas costelas, a bielorrussa de 24 anos se torna a jogadora de melhor ranking na chave. Ela agora terá um confronto inédito contra a tcheca Marie Bouzkova, 36ª do ranking.
STRONG finish from @SabalenkaA 💪
The No.2 seed wins 24 of the last 27 points to power through to Round 3 in Miami!#MiamiOpen pic.twitter.com/ZT7DR0kr8j— wta (@WTA) March 25, 2023
"Alguma coisa aconteceu no segundo set e vamos ver o que acontece amanhã. Espero estar pronta para a próxima partida", disse Sabalenka na entrevista em quadra. "Tive muito autocontrole e isso me ajudou a continuar lutando e colocando o máximo de bolas em quadra.
O domínio de Sabalenka na partida começou a ser construído logo cedo, ao vencer 12 dos primeiros 16 pontos disputados largar com 3/0. Com seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, ela dominou os ralis de fundo. Quebrada na primeira quando sacou para o set, a número 2 do mundo permitiu que Rogers diminuísse a diferença, mas retomou a vantagem com ótimas devoluções.
Logo na abertura do segundo set, Sabalenka precisou de atendimento médico de três minutos para tratar das dores na coxa. Ela teve o serviço quebrado por Rogers, que chegou a liderar o set por 3/1. Mas bastou um game ruim da norte-americana, que cometeu muitos erros não-forçados, para que a número 2 do mundo recuperasse o domínio da partida. Ela fez cinco games seguidos, vencendo 24 dos últimos 27 pontos disputados. Sabalenka liderou nos winners por 24 a 14 e cometeu 15 erros contra 20 da rival.
Lucky-loser polonesa aproveita a chance
No jogo que encerrou a rodada feminina nesta sexta-feira em Miami, a polonesa Magdalena Frech, 105ª do ranking, aproveitou muito bem a vaga de lucky-loser. Beneficiada pela desistência da chinesa Shuai Zhang, Frech entrou diretamente na segunda rodada e venceu a convidada russa de 18 anos Erika Andreeva por 4/6, 6/1 e 6/1. Sua próxima rival será outra russa Varvara Gracheva, algoz de Ons Jabeur.