Paris (França) - Atual 54 do mundo, a russa Varvara Gracheva está em processo de mudar sua cidadania para defender a bandeira da França. O jornal L'Equipe e o Bein Sports confirmaram que a jovem de 22 anos está finalizando sua inscrição para se tornar cidadã francesa depois de passar no exame em novembro passado.
Gracheva treina na cidade francesa de Cannes desde 2016 e mora na França há sete anos. Segundo as publicações, a tenista pensa em solicitar a cidadania há algum tempo e sua decisão não tem relação com a invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada no ano passado.
No domingo, ela bateu a polonesa Magdalena Frech pela terceira rodada do WTA 1000 de Miami e nesta segunda-feira vai desafiar a tcheca Petra Kvitova nas oitavas de final do torneio. Se tiver sua mudança de cidadania aprovada, Gracheva passará a ser a segunda melhor francesa no ranking atual, ficando atrás apenas de Caroline Garcia,
O chefe da Federação Russa de Tênis descartou a importância de potencialmente perder Gracheva devido à quantidade de jogadoras no país. “Não tenho informações sobre a transição de Varvara Gracheva, então não posso comentar nada. De qualquer forma, não é uma perda pesada para nós”, disse Shamil Tarpischev ao RBC-Sport.