Houston (EUA) - Segundo melhor brasileiro no ranking, Felipe Meligeni tentou o quali para o ATP 250 de Houston e estreia neste sábado. O torneio é o único disputado no saibro nos Estados Unidos. O paulista de 25 anos e 164º do mundo enfrenta o jovem chinês de 18 anos Juncheng Shang, 181º colocado, em confronto inédito no circuito.
Meligeni vem da disputa de seu primeiro Masters 1000 em Miami, onde também furou o quali, e depois atuou no challenger da Cidade do México e chegou às oitavas. Ele deverá voltar ao grupo dos 150 melhores do ranking na próxima segunda-feira, mas terá 45 pontos a defender na semana seguinte.
Uma vitória no quali de Houston vale 6 pontos na ATP, com chance de 12 pontos para quem garantir vaga na chave principal. Caso supere seu primeiro adversário, Meligeni pode enfrentar o japonês Yosuke Watanuki, 124º do ranking, ou o convidado croata Matija Pecotic, 570º colocado.
A família Meligeni tem história no torneio. Fernando Meligeni, tio de Felipe, conquistou em 1996 o segundo em de seus três títulos de simples no circuito da ATP. Na época, o evento norte-americano acontecia em Pinehurst, na Carolina do Norte. A cidade de Houston passou a receber a competição em 2001.