Estoril (Portugal) - Convidado para a disputa do ATP 250 do Estoril e campeão da edição de 2018 do torneio no saibro português, João Sousa marcou uma boa vitória nesta terça-feira. O experiente jogador da casa de 34 anos venceu um duelo de gerações contra o italiano de 21 anos Giulio Zeppieri, 121º do ranking, por 6/4, 1/6 e 6/3.
Ex-top 30 no ranking e vencedor em quatro torneios da ATP, Sousa aparece atualmente na 147ª posição. Durante a entrevista em quadra, delcarou que "ainda tem tênis para os maiores palcos". Ele agora enfrenta o norueguês Casper Ruud, número 5 do mundo e principal cabeça de chave.
Ruud venceu os três duelos anteriores entre eles, com direito à final de Genebra do ano passado. Já o português busca sua sexta vitória contra top 10 na carreira. O reencontro acontece nesta quarta-feira, às 13h (de Brasília).
Look at what it means! 🇵🇹
— Tennis TV (@TennisTV) April 4, 2023
Hometown hero Joao Sousa delights the fans in Estoril defeating Zeppieri 6-4 1-6 6-3#EstorilOpen pic.twitter.com/aGxbsRUHt2
Despedida de Pedro Sousa do tênis profissional
O público português também assistiu nesta terça-feira ao encerramento da carreira profissional de Pedro Sousa, ex-top 100 e atual 475º do ranking aos 34 anos. Sousa conseguiu 18 vitórias em nível ATP na carreira e se destacou no nível challenger, com oito títulos.
Vindo do quali, ele perdeu de virada para o francês Luca Van Assche, 91º do mundo, por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/1. O jovem Van Assche, de apenas 18 anos enfrentará o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, terceiro favorito.
Outros dois portugueses foram eliminados na estreia. Nuno Borges, 65º do ranking, foi superado pelo francês Quentin Halys, 80º colocado, que marcou um duplo 6/4 e avançou para enfrentar o espanhol Roberto Bautista Agut, cabeça 4 do torneio e 28º do mundo. Já o espanhol Bernabe Zapata tirou o anfitrião vindo do quali Henrique Rocha por 6/4 e 6/2, e será o primeiro adversário do polonês e cabeça 2 Hubert Hurkacz.
A special ceremony on Stadium for Pedro Sousa, who played his last @EstorilOpen! Other Portuguese players were on court for the moment.
— Millennium #EstorilOpen (@EstorilOpen) April 4, 2023
We will miss you 😢👏🏼 pic.twitter.com/eCsIWD7orS