Charleston (EUA) - Principal cabeça de chave do WTA 500 de Charleston, Jessica Pegula passou por altos e baixos nesta quinta-feira, mas garantiu vaga nas quartas de final do torneio que abre a temporada de saibro. A número 3 do mundo precisou de 2h30 para vencer a romena Irina Begu por 7/5, 4/6 e 6/4. A norte-americana chegou a perder 10 games seguidos na partida, mas venceu os últimos seis para vencer o jogo.
"Honestamente, eu não faço ideia. Teve uma hora que eu estava a ponto de quebrar a raquete, e agora estou aqui, com a vitória. O tênis é assim. Ela começou a jogar muito bem, mas nunca acaba até o último ponto. Eu sou durona, não dou nada de graça", comentou Pegula durante a entrevista em quadra. "Perdi vários games seguidos, então foquei em tentar confirmar o saque pelo menos uma vez, aí venci mais um game, e embalei de novo no jogo. A torcida me ajudou muito e me levantou nos momentos mais difíceis".
🗣️ "I'm just tough"@JLPegula is built different 😤#CharlestonOpen pic.twitter.com/MNy2cHbKKN
— wta (@WTA) April 6, 2023
Pegula precisou mostrar poder de reação desde o primeiro set, que ela perdia por 5/4, mas venceu os três últimos games. Ela aproveitou o embalo e conseguiu duas quebras para abrir 4/0 no segundo set. Mas depois que Begu devolveu uma das quebras, em um game muito longo, a romena reagiu no jogo. Ela virou a segunda parcial e se aproveitou dos momentos de frustração da norte-americana para abrir vantagem no terceiro set.
Ainda assim, a experiente norte-americana de 29 anos conseguiu retomar o controle do jogo. Ela teve maior iniciativa dos pontos, voltou a confirmar o saque de forma mais tranquila e contou erros da adversária para conseguir três quebras e vencer seis games seguidos. Cada jogadora fez 28 winners na partida, com 23 erros não-forçados para Pegula contra 32 de Begu. A norte-americana conseguiu sete quebras na partida contra seis da rival.
A adversária de Pegula nas quartas de final será a espanhola Paula Badosa, ex-número 2 do mundo e atual 33ª do ranking aos 25 anos, que derrotou a jovem russa de 19 anos Diana Shnaider por 6/1 e 6/3. A norte-americana venceu o único duelo anterior contra Badosa, disputado no ano passado em Miami.
Kasatkina e Alexandrova também avançam às quartas
Campeã do torneio em 2017 e número 8 do mundo, Daria Kasatkina avançou às quartas de final ao superar a norte-americana Bernarda Pera por 6/3 e 7/6 (7-3). A jogadora de 25 anos enfrenta na próxima fase a vencedora da partida entre a também anfitriã e campeã de 2019 Madison Keys e a polonesa Magda Linette.
Outra russa garantida nas quartas de final é Ekaterina Alexandrova, 17ª do ranking e cabeça 7 do torneio, que passou pela austríaca Julia Grabher por 6/4 e 6/2. Sua próxima adversária virá do jogo entre a suíça Belinda Bencic e a norte-americana Shelby Rogers.
Under the radar this week 🔬
— Credit One Charleston Open (@CharlestonOpen) April 6, 2023
3rd seed and 2017 champ @DKasatkina gets past Pera 6-3 7-6 to slide into the #CharlestonOpen quarterfinals 👏 pic.twitter.com/WuO4cZaBe7