Charleston (EUA) - Assim como fez nas duas últimas temporadas, a tunisiana Ons Jabeur disputou no WTA 500 de Charleston sua primeira final do ano. Só que em 2023 ela quebrou a escrita negativa e conquistou seu primeiro título no torneio, batendo a suíça Belinda Bencic na final deste domingo, sua algoz no ano passado, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/4, em 2h01 de confronto.
O título no saibro verde de Charleston rende para Jabeur não apenas uma premiação de US$ 120.150, mas também 470 pontos no ranking, que a farão subir da atual quinta colocação para a quarta, superando a francesa Caroline Garcia. Campeã no ano passado e vice neste, Bencic leva para casa US$ 74.155 e fica com 305 pontos, mantendo o 11º lugar na WTA.
Por causa da chuva no dia anterior, Bencic teve que entrar em quadra duas vezes, a primeira delas para completar a vitória na semifinal sobre a tenista da casa Jessica Pegula, que foi paralisada no tiebreak do segundo set. A suíça jogou apenas seis pontos na volta, vencendo cinco deles para ficar com a vitória, selada com o placar de 7/5 e 7/6 (7-5).
Um pouco mais tarde, na final do torneio, a suíça travou um duelo muito parelho com Jabeur, que foi definido nos detalhes. O desempenho um pouco melhor da tunisiana nos break-points, convertendo quatro dos nove que teve a seu favor, contra três em oito para Bencic, fez a diferença em um duelo no qual a vencedora somou apenas cinco pontos a mais (80 a 75).
Bencic largou melhor, anotou quebra logo no primeiro game e abriu 2/0 de cara. Ela administrou bem a vantagem até a reta final do set, mas ao sacar para fechar acabou perdendo o serviço e viu Jabeur empatar por 5/5. Depois de perder cinco set-points no saque da suíça, a tunisiana salvou mais dois no tiebreak e fechou a parcial na primeira oportunidade que teve.
As chances perdidas por Bencic na parcial inicial acabaram custando caro. Ela sofreu com o saque no começo do segundo set e amargou três quebras seguidas. O prejuízo só não foi maior porque devolveu duas logo depois. Jabeur se manteve à frente até o final, levou um susto ao sacar para o jogo, salvou três break-points e fechou no segundo match-point que teve.