Stuttgart (Alemanha) - Depois de ter avançado às oitavas de final do WTA 500 de Stuttgart na última terça-feira, Beatriz Haddad Maia já tem adversária definida para a segunda rodada da competição. A número 14 do mundo enfrentará a cazaque Elena Rybakina, sétima do ranking, que estreou vencendo a convidada alemã Jule Niemeier, 65ª do ranking, por 7/5 e 6/3 em 1h30 de partida.
Será o segundo confronto entre Bia e Rybakina no circuito, sendo que a brasileira venceu no piso duro de Abu Dhabi em fevereiro. Paulista de 26 anos, Bia está apenas duas posições abaixo do melhor ranking da carreira. Mas sua pontuação só aumenta com semi, final ou título, que a levaria no máximo ao 12º lugar. O reencontro com Rybakina será no encerramento da programação de quinta-feira, por volta das 15h (de Brasília).
Atual campeã de Wimbledon e de Indian Wells, além do vice-campeonato do Australian Open, Rybakina está iniciando sua temporada de saibro e tem como grande campanha no piso as quartas de Roland Garros em 2021. A cazaque se aproveitou das condições mais rápidas em Stuttgart, disputado em quadras cobertas, e contou com bom desempenho no saque. Ela disparou 9 aces e liderou a estatística de winners por 19 a 12, cometendo 21 erros contra 24 de Niemeier.
"O jogo no saibro não é muito diferente da quadra dura. Acho que posso jogar em todos os pisos e vou tentar melhorar os meus resultados em comparação com o ano passado", disse Rybakina na entrevista em quadra.
Depois de ter conseguido uma quebra no último game do primeiro set, a cazaque saiu perdendo por 3/1 na parcial seguinte, mas conseguiu se impor com seu jogo agressivo e venceu cinco games seguidos. "No segundo set, eu estava um pouco apressada. Sofri uma quebra, mas encontrei meu jogo e tentei aproveitar minhas oportunidades. O saque me ajudou muito".
Gauff vence jogo duro, Pliskova domina duelo com Sakkari
No encontro entre as números 6 e 13 do mundo logo na primeira rodada, Coco Gauff venceu um jogo duríssimo contra Veronika Kudermetova por 6/2, 4/6 e 7/6 (7-3) em 2h45 de partida. A norte-americana de 19 anos enfrentará mais uma jogadora russa nas oitavas de final. Sua próxima rival é Anastasia Potapova, 24ª colocada. Gauff lidera o histórico por 2 a 1.
Campeã de Stuttgart em 2018, Karolina Pliskova também estreou com vitória no saibro alemão. Atual 17ª do ranking, a tcheca venceu a grega Maria Sakkari, número 9 do mundo, por 6/2 e 6/3. Esta foi a quarta vitória de Pliskova em sete jogos contra Sakkari no circuito. A grega era dúvida para o torneio, depois de ter tido problemas de saúde e ficado mais de uma semana sem treinar. A adversária da tcheca nas oitavas será a croata Donna Vekic.