Barcelona (Espanha) - Apesar de terem começado com o pé direito no ATP 500 de Barcelona, derrotando os campeões de Roland Garros na estreia, Rafael Matos e o espanhol David Vega não aproveitaram o embalo e acabaram eliminados na segunda rodada, caindo diante dos argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni com parciais de 6/4 e 6/2.
Embora tenham precisado furar o quali para entrar na chave principal de duplas, Gonzalez e Molteni vivem grande começo de temporada e estão entre as 10 melhores duplas do ano, com títulos em Córdoba e no Rio Open, além do vice-campeonato em Buenos Aires. De quebra, eles venceram as quatro partidas que tiveram contra brasileiros em 2023.
Nas semifinais, a parceria argentina pode cruzar com os cabeças de chave número 2, o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, que antes precisam confirmar o favoritismo diante da boa dupla do britânico Lloyd Glasspool com o finlandês Harri Heliovaara.
Logo no primeiro game da partida, Matos e Vega conseguiram uma quebra e chegaram a abrir 4/2, quando viram os rivais arrancar para a virada. Gonzalez e Molteni anotaram dois break seguidos e venceram quatro games em sequência para faturar o primeiro set. Eles repetiram o bom final na segunda parcial, quando saíram de 2/2 para fazer 6/2 e fechar o jogo.