Notícias | Dia a dia
Jabeur prevalece e Bia para nas quartas de Stuttgart
21/04/2023 às 14h20

Jabeur apostou nas variações e dominou o confronto com Bia nesta sexta-feira

Foto: Porsche Tennis Grand Prix

Stuttgart (Alemanha) - Depois de ter passado pelas duas primeiras rodadas do WTA 500 de Stuttgart, Beatriz Haddad Maia encerrou sua participação nas quartas de final do torneio alemão no saibro. A número 1 do Brasil e 14 do mundo foi superada pela tunisiana Ons Jabeur, quarta colocada no ranking, que dominou a partida desta sexta-feira e marcou as parciais de 6/3 e 6/0 em apenas 1h07 de partida.

Jabeur chega à sua sétima vitória seguida no saibro, vinda de título no WTA 500 de Charleston há duas semanas. A tunisiana de 28 anos e vencedora de quatro torneios no circuito tenta alcançar sua 12ª final na carreira. Sua próxima rival virá do jogo entre a número 1 do mundo Iga Swiatek e a ex-líder do ranking Karolina Pliskova.

Bia, por sua vez, recebe 100 pontos no ranking pelas vitórias sobre Martina Trevisan e Elena Rybakina, número 7 do mundo e buscava sua nona vitória contra top 10. Mas isso não altera a situação da paulista de 26 anos no ranking. Ela chegaria no máximo ao 12º lugar, igualando a melhor marca de sua carreira, se fosse campeã. Seus dois próximos torneios serão os WTA 1000 de Madri e Roma.

O primeiro set foi bastante equilibrado e teve apenas uma quebra. Jabeur escapou de dois break-points no 2/2, salvando um deles com ótimo winner de forehand na paralela, e quebrou o serviço de Bia logo na sequência para não ter mais o saque ameaçado até o fim do set. As estatísticas foram equilibradas, mas com vantagem da tunisiana. Ela fez 12 a 9 nos winners e cometeu 13 erros contra 14 de Bia.

Logo na abertura do segundo set, Jabeur conseguiu a quebra após uma dupla falta de Bia. Reconhecida por sua variedade de recursos e golpes, Jabeur estava cada vez mais confortável para executar drop-shots, slices e em trazer a brasileira para a rede, executando ótimas passadas com o backhand.

Ela também apostava em mudanças de direção, usando antes as cruzadas e definindo os pontos nas paralelas. Em alguns momentos, fazia winners enquanto Bia corria na direção oposta. Com domínio da partida, a tunisiana conseguiu duas novas quebras e definiu a tranquila vitória.

Jabeur liderou a estatística de winners por 25 a 11 e cometeu 16 erros contra 22 de Bia. A tunisiana disparou cinco aces, conseguiu quatro quebras e escapou dos dois break-points que enfrentou.

Comentários