Barcelona (Espanha) - Os finalistas do ATP 500 de Barcelona serão conhecidos na manhã deste sábado. Um duelo entre o italiano Lorenzo Musetti e o grego Stefanos Tsitsipas vai abrir a rodada às 8h30 (de Brasília). Mais tarde, a partir das 11h, será a vez de o atual campeão Carlos Alcaraz entrar em quadra. O espanhol será desafiado pelo britânico Daniel Evans.
Tsitsipas venceu todos os três duelos anteriores contra Musetti no circuito, o mais recente em cinco sets na primeira rodada de Roland Garros no ano passado. Número 5 do mundo aos 24 anos, o grego tenta alcançar sua 27ª final no circuito da ATP e a segunda na temporada. Já Musetti, de 21 anos e atual 20º do ranking, busca a terceira final.
Já o vice-líder do ranking Carlos Alcaraz tenta defender o título em Barcelona e conquistar seu terceiro troféu na temporada. O jovem espanhol de 19 anos já foi campeão em Buenos Aires e em Indian Wells em 2023, além de ter ficado com o vice-campeonato no Rio Open. Vencedor de oito torneios no circuito, ele busca sua 12ª final da carreira.
'Jogos assim me fazem melhor', diz o espanhol
Alcaraz vem de um jogo duro nas quartas, em que superou Alejandro Davidovich Fokina por 7/6 (7-5) e 6/4, em mais um dia de muito vento em quadra. "Esse tipo de jogo me ajuda a ganhar confiança e a me preparar para o que está por vir. Apesar das condições, consegui resolver os problemas me adaptar. Isso vai me tornar um jogador melhor".
"Foi muito difícil. Estava muito apressado, com muitas coisas na cabeça. Depois do primeiro set eu estava conversando com eu mesmo, pensando em coisas positivas. Tentei jogar maisralis longos e me sentir mais confortável comigo mesmo. Talvez hoje tenha arriscado um pouco mais, porque me senti um pouco mais confiante do que ontem, mas em ambos tive que trabalhar os pontos", comenta o espanhol, que vinha de vitória sobre Roberto Bautista Agut nas oitavas.
Duelo com Daniel Evans na semifinal
O adversário de Alcaraz na semifinal será o britânico Daniel Evans, de 32 anos e atual 26º do ranking, que venceu o argentino Francisco Cerundolo por 2/6, 7/5 e 6/3. O espanhol levou a melhor no único duelo anterior, disputado na quadra dura e coberta em Viena há duas temporadas. Evans tem um título de ATP, conquistado no início de 2021 em Melbourne e busca a quarta final da carreira.