Notícias | Dia a dia
Davidovich derruba Rune em partida quente de 3h
30/04/2023 às 20h14

Madri (Espanha) - Em duelo de dois tenistas elétricos, que ficou ainda mais quente por conta de discussão com a arbitragem e ruidosa participação do público, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina teve grande atuação para derrubar o cabeça 6 Holger Rune e avançar às oitavas de final do Masters 1000 de Madri. O placar foi de 7/6 (7-1), 5/7 e 7/6 (7-5), após 3h05.

Jogador sempre muito bem adaptado ao saibro, Davidovich terá agora pela frente o croata Borna Coric, que obteve seu melhor resultado da temporada ao superar o polonês Hubert Hurkacz, cabeça 12, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/3. O espanhol venceu o único duelo entre eles em Indian Wells do ano passado.

O primeiro set vinha bem equilibrado quando Davidovich duvidou de uma marcação do sistema eletrônico e ficou indignado porque o árbitro brasileiro Carlos Bernardes não desceu da cadeira para checar. Mesmo avisado que os organizadores mudaram o protocolo e não permitem mais que o juiz faça isso, ele continuou reclamando e chamou o árbitro geral.

Isso só aqueceu o público, que passou a interferir o tempo todo na partida, especialmente quando Rune ia para o serviço. Até que o próprio dinamarquês começou a reclamar disso. Ainda assim, o set seguiu equilibrado e com ótimos lances até que Davidovich fez um excelente tiebreak e saiu na frente.

Rune procurou variar ao máximo seus golpes, arriscando até mesmo saque-voleio no segundo serviço, e teve chances de quebra tanto no primeiro como no terceiro games. Enfim obteve a quebra para 3/2, mas o adversário reagiu imediatamente e virou para 4/3. Vieram então duas preciosas chances de quebra, que Rune evitou com coragem, e por fim foi Davidovich quem errou para permitir 15-40 e posterior quebra. O dinamarquês sacou firme e levou ao set final.

Os dois jogadores trocaram quebras logo no início do terceiro set e Davidovich parecia mais fisicamente inteiro. Obteve a vantagem que parecia decisiva e sacou para a vitória com 5/4, mas claramente estava tenso e fez escolhas ruins. Os dois sustentaram o serviço e veio outro tiebreak. O espanhol saiu com 2-0, permitiu reação e tudo seguiu igual até 4-4. Aí o espanhol se mostrou mais determinado e fechou no segundo match-point mesmo dando uma curta mal aplicada que Rune não soube responder.

Quem vencer terá boa chance de seguir adiante, já que o adversário sairá do jogo entre não cabeças: o espanhol Jaume Munar virou em cima do italiano Matteo Arnaldi, por 3/6, 6/3 e 6/1, e o 'lucky-loser' Daniel Altmaier levou a melhor no duelo alemão ao tirar o quali Yannick Hanfmann, 7/6 (7-3) e 6/3.

Rune, que festejou 20 anos no sábado, perdeu sua segunda partida sobre o saibro europeu, depois de ter feito final em Monte Carlo e ganhar Munique. Já Davidovich alcançou sua quarta vitória sobre um top 10 em 22 tentativas, sendo três no saibro (Matteo Berrettini e Novak Djokovic em Monte Carlo) e outra grama (Hubert Hurkacz em Wimbledon).

Comentários