Notícias | Dia a dia
Sabalenka acaba com festa de jovem russa em Madri
01/05/2023 às 11h18

Madri (Espanha) - Sensação nas primeiras rodadas do WTA 1000 de Madri, a jovem russa Mirra Andreeva conseguiu vencer três jogos na competição, mas nesta segunda-feira viu sua campanha ganhar um ponto final. A responsável por acabar com a festa de convidada da organização foi a bielorrussa Aryna Sabalenka, que fez valer a condição de segunda favorita e triunfou com parciais de 6/3 e 6/1.

 

A partida entre a bielorrussa e a russa de apenas 16 anos começou com duas quebras seguidas, uma para cada lado, e break-points em todos os cinco primeiros games. No terceiro e quarto, as sacadoras se salvaram, mas no quinto Andreeva voltou a ser quebrada e viu Sabalenka abrir vantagem. A número 2 do mundo ainda anotou um novo break no nono e último game para fazer 1 a 0.

O placar favorável fez Sabalenka deslanchar na segunda parcial, dominando as ações em quadra. A jovem rival não manteve o mesmo ritmo do set inicial, em que equilibrou mais as coisas, e não teve chances. Sabalenka não enfrentou break-points contra e aproveitou duas das seis oportunidades de quebra que teve, anotou 6/1 e ficou com a vitória.

Sabalenka terminou a partida com 69% de aproveitamento com o saque, que foi o responsável pela diferença entre um set e outro. No primeiro, ela venceu apenas 58% dos pontos, mas no segundo elevou o nível para 84%. A bielorrussa perdeu metade dos dois break-points que teve contra e converteu cinco dos 13 que conseguiu a seu favor.

Atual 194 do mundo, seu melhor ranking até o momento, Andreeva terá uma boa disparada na WTA e entrará no top 150 pela primeira vez. A russa, que completou 16 anos em 28 de abril, está subindo provisoriamente para a 142ª colocação com a campanha em Madri, onde eliminou a canadense Leylah Fernandes, a brasileira Beatriz Haddad Maia e a polonesa Magda Linette.

Classificada para as quartas de final, Sabalenka terá pela frente a egípcia Mayar Sherif, que surpreendeu a belga Elise Mertens, cabeça de chave 24, vencendo com o placar final de 6/4, 0/6 e 6/4, para se tornar a primeira tenista de seu país a ir tão longe no saibro madrilenho. Será a primeira vez também que as duas irão se cruzar no circuito.

Comentários