Praga (República Tcheca) - Último a entrar direto na chave do challenger de Praga, o paulista Felipe Meligeni conseguiu superar a estreia no torneio, disputado no saibro e com premiação de 73 mil euros. Nesta segunda-feira, ele mediu forças com o espanhol Pedro Martinez e se aproveitou da desistência do rival quando vencia com o placar de 6/2 e 3/0.
Na segunda rodada, Meligeni terá um páreo bem mais duro pela frente. Ele desafiará o suíço Dominic Stricker, cabeça de chave 7, que confirmou o favoritismo na estreia e derrotou o macedônio Kalin Ivanovski, convidado da organização, com duplo 6/2.
Atual 129 do mundo, o suíço de 20 anos já foi o 111º (melhor ranking) e teve uma carreira de sucesso no juvenil, conquistado dois títulos de Grand Slam, um em simples e outro nas duplas, ambos em Roland Garros três anos atrás. No profissional, ele tem 12 vitórias e 9 derrotas em nível ATP e 47 vitórias e 27 derrotas em challengers, com quatro títulos e um vice.
Meligeni foi muito bem no primeiro set contra Martinez, anotou uma quebra já no terceiro game e ampliou a vantagem no sétimo. Sem dar chances ao rival, ele não enfrentou break-points contra e fechou sem sustos. Na segunda parcial, o brasileiro quebrou no primeiro e terceiro game, contando com a desistência do espanhol logo que abriu 3/0 no marcador.
Eliminado na última rodada do quali em Madri, o campineiro está ganhando uma posição por enquanto no ranking da próxima semana, subindo para o 175º lugar, ainda um pouco abaixo da melhor marca, a 137ª colocação alcançada em julho do ano passado.