Cagliari (Itália) - Depois de ter atuado no Masters 1000 de Madri na última semana, com uma vitória e uma derrota nas quadras de saibro da capital espanhola, Thiago Monteiro seguiu para a Itália e disputa nesta semana o challenger de Cagliari, torneio que distribui 200 mil euros em premiação, com 175 pontos na ATP para o campeão. A competição também servirá de preparação antes do Masters de Roma, que acontece na semana que vem.
Monteiro será o cabeça 8 no torneio desta semana. O número 1 do Brasil e 97º do mundo estreia contra o japonês Yosuke Watanuki, 117º do ranking. O único duelo anterior entre eles foi vencido pelo cearense, no quali de Wimbledon em 2019. Uma vitória na estreia em Cagliari vale 15 pontos na ATP.
Caso supere seu adversário de estreia, Monteiro pode reencontrar o croata Borna Gojo, a quem superou em Madri na semana passada, ou um enfrentar um jogador vindo do quali. No mesmo quadrante está o japonês Yoshihito Nishioka, principal cabeça de chave e número 34 do mundo.
Monteiro também está na chave de duplas em Cagliari, jogando ao lado do colombiano Daniel Galan. Eles estreiam contra os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, principais cabeças de chave do torneio e campeões recentemente em Barcelona.
Outro brasileiro na chave é o gaúcho Marcelo Demoliner, que joga ao lado do italiano Andrea Vavassori. A estreia será contra os franceses Jeremy Chardy e Ugo Humbert. Existe a possibilidade de um duelo entre Monteiro e Demoliner nas quartas.