Notícias | Dia a dia
Karatsev faz jogo sólido e alcança 1ª semi de Masters
04/05/2023 às 09h59

Madri (Espanha) - O russo Aslan Karatsev aproveitou o embalo após eliminar o compatriota Daniil Medvedev nas oitavas de final e venceu mais uma no Masters 1000 de Madri. Nesta quinta-feira, ele derrotou o chinês Zhizhen Zhang, 99º colocado no ranking da ATP, em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/4, em 1h41 de confronto.

Classificado para sua primeira semifinal de Masters 1000, nível em que nunca havia passado sequer das oitavas, o russo de 29 anos espera agora pelo vencedor do duelo entre o grego Stefanos Tsitsipas e o alemão Jan-Lennadr Struff. Atual 121 do mundo, ele está subindo provisoriamente para o 51º lugar com a campanha em Madri.

A partida foi bastante equilibrada e definida nos pontos importantes. Karatesev mostrou melhor desempenho nos momentos decisivos do jogo, salvou os três break-points que enfrentou e conseguiu aproveitar uma das duas chances de quebra que teve a seu favor para assim construir sua vitória.

Bastante agressivo, o russo teve mais do que o dobro de bolas vencedoras que Zhang (28 a 11), cometendo apenas um erro não forçado a mais (8 a 7). Destaque também para a diferença no desempenho junto à rede, com Karatsev vencendo o ponto nas 12 subidas que teve e o chinês perdendo todos os três pontos nesta situação.

Embora não tenha conseguido bater o saque de Karatsev uma vez sequer, foi o chinês que teve os três primeiros break-points da partida, desperdiçando 0-40 no saque do russo logo no terceiro game. Depois disso, Zhang não teve mais uma chance sequer de bater o serviço do rival.

Karatsev teve apenas uma chance de quebra em todo o primeiro set, no sexto game, não conseguiu convertê-la e teve que definir no tiebreak, em que Zhang chegou a abrir 3-0, mas então perdeu os sete pontos seguintes, amargando três-minibreaks no processo.

Aproveitando o embalo, abriu a segunda parcial com quebra e venceu os dois primeiros games. Ele então administrou bem a vantagem até o final. Firme com os saques, ele não enfrentou sustos e selou a vitória e a vaga inédita a uma semifinal de Masters 1000.

Comentários