Notícias | Dia a dia
Struff volta a vencer Tsitsipas e revê Karatsev na semi
04/05/2023 às 17h50

Struff entrou na chave como lucky-loser e reencontra seu último algoz

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) - O sexto duelo entre Stefanos Tsitsipas e Jan-Lennard Struff na elite do circuito terminou com a terceira vitória do alemão, que conseguiu desta forma chegar à sua primeira semifinal de Masters 1000, no saibro de Madri. O experiente alemão de 33 anos e 65º do ranking eliminou o número 5 do mundo ao marcar as parciais de 7/6 (7-5), 5/7 e 6/3 em 2h30 de partida.

Struff já havia derrotado Tsitsipas em Barcelona e em Cincinnati no ano de 2019. A vitória desta quinta-feira foi a 12ª contra top 10 na carreira e a segunda na temporada, repetindo o resultado sobre Casper Ruud em Monte Carlo. Até então, suas melhores campanhas em Masters 1000 haviam sido até as quartas de final, a primeira em 2020 em Nova York e a segunda neste ano, no saibro de Mônaco.

Depois de ter perdido para o russo Aslan Karatsev na última rodada do quali em Madri, Struff contou com desistências e entrou na chave principal em Madri como lucky-loser. Desde então, passou pelo italiano Lorenzo Sonego, pelo norte-americano Ben Shelton, pelo sérvio Dusan Lajovic e pelo argentino Pedro Cachin, antes de enfrentar Tsitsipas.

E o próximo adversário de Struff será justamente seu último algoz. Ele reencontra Karatsev, 121º do mundo, valendo vaga em uma inédita final de Masters 1000 para ambos os jogadores. O encontro ocorrido no quali de Madri foi o único entre eles no circuito profissional.

O primeiro set entre Struff e Tsitsipas foi inteiramente sem quebras, e o grego chegou a ter um set-point quando vencia por 5/4, mas não aproveitou a oportunidade de quebra. O número 5 do mundo também chegou a liderar o tiebreak por 4-1, mas depois perdeu seis dos últimos sete pontos da parcial.

Logo na abertura do segundo set, Tsitsipas teve um break-point. Mas a quebra só seria concretizada na reta final do set. O grego disparou seis aces na parcial e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço.

 

Já no terceiro set, Struff fez cinco aces, terminando a partida com 14 no total, escapou dos três break-points que enfrentou, e aproveitou sua única chance de quebra para abrir 3/1 e sustentar a liderança até o fim. O alemão fez 46 a 32 nos winners e cometeu 25 erros contra 18 do grego.

Campanha rara para um lucky-loser em Masters
Struff é apenas o terceiro lucky-loser em uma semifinal de Masters 1000, repetindo os resultados do francês Lucas Pouille no saibro de Roma em 2016 e o sueco Thomas Johansson no piso duro de Toronto em 2004. O alemão tenta ser o primeiro finalista de Masters 1000 entrando na chave como lucky-loser.

Comentários