Aix-en-Provence (França) - Após amargar quedas nas estreias nos Masters 1000 de Monte Carlo e Madri, o britânico Andy Murray foi disputar o challenger de Aix-en-Provence, onde conseguiu suas primeiras vitórias do ano no saibro. Nesta sexta-feira, ele garantiu vaga na semifinal ao bater o promissor tenista da casa Luca Van Assche em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/6 (8-6).
Convidado da organização e quinto favorito no saibro francês, Murray terá agora pela frente mais um representante da casa, o lucky-loser Harold Mayot, que surpreendeu o cazaque Alexander Bublik, cabeça de chave 6, nas quartas de final com uma vitória por 2 sets a 0, anotando placar final de 6/3 e 6/1.
Atual 241 do mundo, o francês de 21 anos não apenas derrubou Bublik na caminhada rumo à semifinal, mas também deixou pelo caminho o norte-americano Brandon Nakashima, segundo pré-classificado. Enfrentando Murray pela primeira vez na carreira, Mayot vai buscar sua quinta vitória da carreira sobre um top 100, tendo conquistado três das quatro até então justamente nesta semana.
No outro lado da chave, o principal candidato ao título, o norte-americano Tommy Paul segue fazendo valer o favoritismo e também atingiu as semifinais. Depois de estrear direto na segunda rodada e ceder apenas quatro games na sua primeira partida, ele manteve o ritmo e bateu o austríaco Jurij Rodionov por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.
O adversário de Paul na disputa por um lugar na final será o experiente belga David Goffin, que assim como Murray aproveitou o torneio para acumular vitórias no saibro. Ele teve trabalho nesta sexta e precisou buscar a virada para cima do francês Arthur Fils, fechando o jogo com o placar final de 1/6, 6/3 e 7/6 (8-6).