Roma (Itália) - Na volta ao circuito após pausa para ser mãe, a tcheca Barbora Strycova conquistou nesta terça-feira sua primeira vitória em mais de dois anos. Ela derrotou a belga Maryna Zanevska na primeira rodada do WTA 100 de Roma, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/3, e agora vai desafiar a grega Maria Sakkari, cabeça de chave 9, na próxima fase. Após a partida na quadra Pietrangeli, ela logo foi abraçar o filho, Vincent.
Strycova não vencia uma partida de simples desde o dia 28 de setembro de 2020, quando bateu a norte-americana Varvara Lepchenko em sets diretos na estreia de Roland Garros, que naquele ano aconteceu fora de época por causa da pandemia da Covid-19. A tcheca jogou até o começo de 2021, iniciando a pausa logo após a queda na estreia no Australian Open.
O retorno da tenista de 37 anos aconteceu recentemente em Madri, onde foi superada pela italiana Elisabetta Cocciaretto logo na estreia. Mas nas duplas, ela e a taiwanesa Su-Wei Hsieh chegaram às quartas de final no torneio em quadras de saibro na capital espanhola.
Seu duelo com a grega atual 8 do mundo será a 70º da carreira contra uma top 10, somando 10 vitórias e 59 derrotas. O último triunfo de Strycova contra uma rival deste nível foi em Wimbledon 2019 contra a holandesa Kiki Bertens.
Mamma mia!! 👶👋@BaraStrycova wins her first singles match since returning from maternity leave!#IBI23 pic.twitter.com/ld5zgBaBzl
— wta (@WTA) May 9, 2023
Assim como Sakkari, outra favorita que sai avançada na chave e que conheceu sua primeira adversária na competição foi a russa Daria Kasatkina, oitava pré-classificada, que abrirá campanha contra a italiana Lisa Pigato, que levou a melhor em duelo de convidadas da casa com a compatriota Diletta Cherubini, triunfando com parciais de 7/5, 2/6 e 6/3.
Também convidada da casa, Lucrezia Stefanini fez um jogo duro contra a chinesa Xiyu Wang, mas perdeu dois tiebreaks e não conseguiu avançar, caindo com o placar final de 7/6 (7-2) e 7/6 (7-2). Na segunda rodada, a asiática terá pela frente a romena Irina Camelia Begu, cabeça de chave 31 no WTA 100 de Roma.
Com apenas 18 anos, a tcheca Linda Noskova mostrou força e buscou a virada contra a norte-americana Shelby Rogers e venceu com parciais de 4/6, 6/1 e 6/4. A próxima adversária da atual 54 do mundo será a polonesa Magda Linette, 17ª favorita na competição. Será a primeira vez que as duas medirão forças no circuito.
A dream Rome debut 🙌
— wta (@WTA) May 9, 2023
Czech teenager Linda Noskova turns things around against Rogers to book a spot in Round 2!#IBI23 pic.twitter.com/RwJVWBABcC