Roma (Itália) - Depois de ter vencido sua partida de estreia no Masters 1000 de Roma na última quinta-feira, Thiago Monteiro ficou a um ponto de se classificar pela primeira vez na carreira à terceira rodada de uma competição deste porte. O número 1 do Brasil exigiu muito do croata Borna Coric, 16º do mundo e vindo de semifinal em Madri, mas o rival conseguiu salvar um match-point no segundo set e vencer a disputa por 4/6, 7/6 (10-8) e 7/6 (7-5) após 3h32 de partida.
Atual 98º do mundo, Monteiro está provisoriamente ganhando cinco posições no ranking por ter avançado uma rodada em Roma, o que rende a ele 25 pontos na ATP. Ele tem como melhor marca de sua carreira o 61º lugar, alcançado em outubro. O cearense de 28 anos conseguiu na atual temporada suas três primeiras vitórias em chaves principais de Masters 1000, já que também avançou uma rodada em Miami e Madri.
Monteiro buscava sua terceira vitória contra top 20 na carreira, tendo superado Jo Wilfried Tsonga em 2016 e Gael Monfils no ano passado. Contra Coric, o cearense havia vencido um duelo há três temporadas, no saibro de Buenos Aires. Ele ainda jogará o ATP de Genebra, a partir de 21 de maio, antes de Roland Garros.
Coric, de 26 anos, marcou a vitória de número 200 da carreira e agora enfrenta o espanhol Roberto Carballes Baena, 51º do ranking, que venceu o britânico Daniel Evans, 24º colocado, por 7/6 (7-5), 5/7 e 6/4.
Borna battles through! 🇭🇷@borna_coric outlasts Monteiro 4-6 7-6 7-6 in a 3.5 HOUR contest 💪#IBI23 pic.twitter.com/CuI2vfOLqt
— Tennis TV (@TennisTV) May 13, 2023
A partida já havia começado com mais de duas horas de atraso em relação ao horário inicialmente previsto. Monteiro fez um bom primeiro set e conseguiu colocar pressão sobre os games de saque de Coric desde o início da partida. Depois de criar três break-points, ele finalmente aproveitou uma dessas chances e abriu 3/1. O brasileiro não teve o saque ameaçado até o momento em que liderou por 5/2.
Sacando para o set, o número 1 do Brasil colocou poucos primeiros serviços em quadra e permitiu uma quebra a Coric. Mas logo no game seguinte, ele fez um winner de devolução e contou com dois erros e uma dupla falta do croata para fechar a parcial. No início do segundo set, voltou a chover forte e a partida precisou ser interrompida. Na volta, o croata confirmou o serviço. Apesar de as condições de quadra estarem ainda mais lentas e pesadas, os sacadores prevaleciam, sendo que Monteiro salvou dois break-points no 5/5.
A definição ficou para o tiebreak em que Coric começou melhor e vinha sustentando a vantagem até ter 6-4, quando Monteiro conseguiu salvar o primeiro set-point jogando de forma agressiva. E na sequência, sacou bem para igualar o tiebreak. O cearense ganhou confiança e passou à frente com um winner de forehand para chegar ao match-point. Mas o croata encaixou um ótimo primeiro saque, sem dar a chance de disputar o ponto. Pouco depois, ele fez um winner de devolução e passou à frente para fechar o set.
Com a quadra um pouco mais seca depois de chuva, os sacadores tiveram ainda mais tranquilidade no terceiro set, que foi disputado inteiramente sem quebras e com apenas um break-point para cada lado. Durante o novo tiebreak, Coric esteve por duas vezes à frente no placar e Monteiro conseguiu buscar. Mas com o placar empatado por 5-5, e com possibilidade de chegar ao match-point, o brasileiro cometeu um erro não-forçado durante o rali de fundo, possibilitando que o rival tivesse a chance de definir a disputa no saque.