Notícias | Dia a dia
Alcaraz amplia série invicta e voltará ao número 1
13/05/2023 às 13h26

Alcaraz marcou sua 30ª vitória na temporada e a 12ª seguida

Foto: Corinne Dubreuil/ATP

Roma (Itália) - A primeira participação de Carlos Alcaraz no Masters 1000 de Roma na carreira já começou de forma especial. Apenas por entrar em quadra para o duelo espanhol contra o canhoto Albert Ramos neste sábado, Alcaraz confirmou sua volta à liderança do ranking mundial, ultrapassando Novak Djokovic. E o jovem jogador de 20 anos completou a festa ao vencer a partida por 6/4 e 6/1 em 1h26 de partida.

Esta foi a 12ª vitória seguida para Alcaraz na temporada de saibro. Nas últimas semanas, o espanhol jogou em casa e conquistou o ATP 500 de Barcelona e também o Masters 1000 de Madri. Seu próximo adversário na capital italiana será o vencedor da partida entre o tcheco Jiri Lehecka e o húngaro vindo do quali Fabian Marozsan.

A excelente temporada de Alcaraz tem 30 vitórias e apenas duas derrotas, para Cameron Norrie na final do Rio Open e para Jannik Sinner na semi de Miami. Além das duas recentes conquistas no saibro espanhol, ele também foi campeão em Buenos Aires e em Indian Wells.

Além da volta ao topo do ranking, o espanhol também será o principal cabeça de chave em Roland Garros, que começa daqui a duas semanas. "É ótimo voltar ao número 1 e ser o cabeça 1 em Roland Garros. É algo que eu não esperava que pudesse fazer há alguns anos. Mas na prática não muda muito ser o primeiro ou o segundo do ranking. Tenho que manter o foco no meu nível de jogo e no restante do torneio", disse Alcaraz na entrevista em quadra.

Sobre seu desempenho em quadra, o espanhol destacou a necessidade de se adaptar às condições mais pesadas, em dia de muita chuva em Roma. "A primeira rodada de cada torneio é sempre muito difícil. E o Albert é um especialmente no saibro", avaliou. "Tive que adaptar meu jogo muito rápido para conseguir vencer. As condições também não eram fáceis. Estava chovendo e fiquei muito tempo esperando. Não sabia se ia jogar ou não. Mas Estou muito feliz com meu desempenho".

Apesar de ter sofrido uma quebra de serviço logo no game de abertura, Alcaraz logo conseguiu se recuperar na partida e não enfrentaria novos break-points até o final do jogo. Não demorou para que ele buscasse o empate por 2/2 e voltasse a quebrar na reta final do set.

Já na segunda parcial, o novo líder do ranking teve excelente desempenho no saque. Ele cedeu apenas três pontos em seus games de serviço e colocou pressão constante sobre o saque de Ramos, conseguindo três novas quebras para chegar à vitória. Alcaraz disparou três aces na partida, liderou a contagem de winners por 23 a 9 e cometeu apenas 10 erros não-forçados contra 19 de Ramos.

Comentários