Roma (Itália) - A primeira participação de Carlos Alcaraz no Masters 1000 de Roma na carreira já começou de forma especial. Apenas por entrar em quadra para o duelo espanhol contra o canhoto Albert Ramos neste sábado, Alcaraz confirmou sua volta à liderança do ranking mundial, ultrapassando Novak Djokovic. E o jovem jogador de 20 anos completou a festa ao vencer a partida por 6/4 e 6/1 em 1h26 de partida.
Esta foi a 12ª vitória seguida para Alcaraz na temporada de saibro. Nas últimas semanas, o espanhol jogou em casa e conquistou o ATP 500 de Barcelona e também o Masters 1000 de Madri. Seu próximo adversário na capital italiana será o vencedor da partida entre o tcheco Jiri Lehecka e o húngaro vindo do quali Fabian Marozsan.
A excelente temporada de Alcaraz tem 30 vitórias e apenas duas derrotas, para Cameron Norrie na final do Rio Open e para Jannik Sinner na semi de Miami. Além das duas recentes conquistas no saibro espanhol, ele também foi campeão em Buenos Aires e em Indian Wells.
Sealed in style 😮💨
— Tennis TV (@TennisTV) May 13, 2023
The moment @carlosalcaraz won on his first ever match in Rome 🇮🇹#IBI23 pic.twitter.com/lNzzZPmsZH
Além da volta ao topo do ranking, o espanhol também será o principal cabeça de chave em Roland Garros, que começa daqui a duas semanas. "É ótimo voltar ao número 1 e ser o cabeça 1 em Roland Garros. É algo que eu não esperava que pudesse fazer há alguns anos. Mas na prática não muda muito ser o primeiro ou o segundo do ranking. Tenho que manter o foco no meu nível de jogo e no restante do torneio", disse Alcaraz na entrevista em quadra.
Sobre seu desempenho em quadra, o espanhol destacou a necessidade de se adaptar às condições mais pesadas, em dia de muita chuva em Roma. "A primeira rodada de cada torneio é sempre muito difícil. E o Albert é um especialmente no saibro", avaliou. "Tive que adaptar meu jogo muito rápido para conseguir vencer. As condições também não eram fáceis. Estava chovendo e fiquei muito tempo esperando. Não sabia se ia jogar ou não. Mas Estou muito feliz com meu desempenho".
Returning to World No. 1 in style 🆙1⃣
— ATP Tour (@atptour) May 13, 2023
⭐️ @carlosalcaraz ⭐️@InteBNLdItalia | #IBI23 pic.twitter.com/njRNUgdyC2
Apesar de ter sofrido uma quebra de serviço logo no game de abertura, Alcaraz logo conseguiu se recuperar na partida e não enfrentaria novos break-points até o final do jogo. Não demorou para que ele buscasse o empate por 2/2 e voltasse a quebrar na reta final do set.
Já na segunda parcial, o novo líder do ranking teve excelente desempenho no saque. Ele cedeu apenas três pontos em seus games de serviço e colocou pressão constante sobre o saque de Ramos, conseguindo três novas quebras para chegar à vitória. Alcaraz disparou três aces na partida, liderou a contagem de winners por 23 a 9 e cometeu apenas 10 erros não-forçados contra 19 de Ramos.