Roma (Itália) - As primeiras rodadas do WTA 1000 de Roma seguem bastante tranquilas para Iga Swiatek. Depois de ter feito um duplo 6/0 na estreia contra Anastasia Pavlyuchenkova na última sexta-feira, a número 1 do mundo voltou a vencer com facilidade. Ela cedeu apenas dois games na vitória por 6/2 e 6/0 sobre a ucraniana Lesia Tsurenko, 68ª colocada, em 1h15 de partida neste domingo.
Vencedora das duas últimas edições em Roma, a polonesa de 21 anos marcou sua 13ª vitória seguida nas quadras de saibro da capital italiana. Já garantida nas oitavas de final, ela agora enfrenta a vencedora entre Donna Vekic, 24ª do ranking, e Liudmila Samsonova, 16ª do mundo. Swiatek venceu os dois duelos que fez contra Samsonova e os três contra Vekic.
Making her run 💪
Defending champ @iga_swiatek defeats Tsurenko and secures her spot in the fourth round!#IBI23 pic.twitter.com/BMyg518RXb— wta (@WTA) May 14, 2023
Em 32 jogos disputados na temporada, Swiatek acumula 27 vitórias e apenas cinco derrotas, com títulos em Doha e Stuttgart e vice-campeonatos em Dubai e Madri. Ela também foi semifinalista de Indian Wells, mas não atuou em Miami, por lesão nas costelas. Sua única eliminação precoce foi no Australian Open, em que foi superada pela cazaque Elena Rybakina nas oitavas de final.
"Tento ser consistente, fazer o meu o jogo. Trato cada jogo como se fosse uma final. E mesmo que eu não tenha começado muito bem o jogo de hoje, fico feliz por ter devolvido logo a quebra e mantido o foco. Foi uma partida muito sólida", disse Swiatek, durante a entrevista em quadra neste domingo.
Things are heating up on center ☄️@iga_swiatek | #IBI23 pic.twitter.com/uZUQ0ece5R
— wta (@WTA) May 14, 2023
Diferente do que havia acontecido no último sábado, quando choveu muito e as quadras estavam pesada, o tempo mais seco e ensolarado deste domingo deixou as condições de jogo um pouco mais rápidas. E a Swiatek estava mais à vontade para a execução de seus golpes e tomdas de decisão durante os ralis do fundo de quadra. A polonesa trabalhava muito bem os pontos e sempre encontrava uma bola de definição.
Apesar de ter sofrido uma quebra no game de abertura e sair perdendo por 2/0, a número 1 do mundo não demorou para assumir o controle da partida. Ela venceu seis games seguidos no primeiro set, terminando a parcial com 9 a 1 nos winners após 40 minutos de disputa. Já no segundo set, a polonesa não enfrentou break-points e seguiu com pressão constante sobre os games de saque da ucraniana para conseguir mais três quebras e aplicar um 'pneu'. A polonesa liderou a estatística de winners por 22 a 2, e cometeu 13 erros contra 7, além de conseguir seis quebras.
Kasatkina vence batalha de 3h20 para avançar
Enquanto Swiatek venceu com tranquilidade e a oitava do ranking Maria Sakkari foi eliminada em Roma, a número 9 do mundo Daria Kasatkina precisou de 3h20 para vencer a austríaca Julia Grabher, 89ª do ranking, por 7/5, 4/6 e 7/6 (7-2).
A vitória da russa poderia ter sido confirmada um pouco mais tranquila, já que ela teve um match-point no saque da adversária, quando liderava o terceiro set por 5/3. Ainda assim, ela avança para enfrentar a vencedora entre a tcheca Barbora Krejcikova e a letã Jelena Ostapenko.