Roma (Itália) - Depois de ter passado por uma estreia bastante tranquila no Masters 1000 de Roma, Casper Ruud foi muito mais exigido em seu segundo compromisso no torneio em quadras de saibro na capital italiana. Número 4 do mundo, o norueguês precisou de três sets e 2h05 para vencer o cazaque Alexander Bublik, 49º colocado, por 6/1, 4/6 e 7/6 (7-0). Foi a quinta vitória de Ruud em seis jogos contra Bublik no circuito.
Ruud fez só dois winners a mais que seu adversário, 39 a 37, mas cometeu apenas 15 erros não-forçados, contra 36 do cazaque. O norueguês saiu vencendo por 5/0, até que Bublik confirmasse seu primeiro game sacando por baixo. O cazaque ganhou o apoio da torcida na quadra Pietrangeli e conseguiu a única quebra do segundo set. Já a parcial decisiva foi inteiramente sem quebras ou break-points, até que Ruud dominasse o tiebreak.
The winner was good. The reaction was better 🥶
SO clutch from @CasperRuud98 vs Bublik! pic.twitter.com/9LH9SfTccM— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2023
Classificado para as oitavas, Ruud agora enfrenta o sérvio Laslo Djere, 62º do ranking, que liderava a partida contra o chileno Cristian Garin por 6/3 e 2/1 quando o rival abandonou a disputa. O norueguês busca uma vitória inédita contra Djere, que levou a melhor nos dois duelos anteriores entre eles, incluindo um em janeiro deste ano em Auckland.
Três jogos completaram a segunda rodada
Ainda na tarde deste domingo, foram realizados outros três jogos da segunda rodada de Roma, que haviam sido adiados por conta da chuva. Entre os destaques, o húngaro vindo do quali Fabian Marozsan venceu o tcheco Jiri Lehecka por 4/6, 6/1 e 7/6 (7-4). Marozsan é o próximo adversário de Carlos Alcaraz, segundo cabeça de chave em Roma e que voltará ao número 1 após o torneio.
Também está definido o duelo entre Lorenzo Musetti e Frances Tiafoe pela terceira rodada em Roma. Musetti venceu um confronto italiano contra o convidado Matteo Arnaldi por duplo 6/4. Já Tiafoe virou o jogo contra o alemão Daniel Altmaier por 3/6, 7/5 e 6/3.