Roma (Itália) - Em duelo sul-americano valendo um lugar nas quartas de final do WTA 1000 de Roma, Beatriz Haddad Maia fez valer seu melhor momento e derrubou a colombiana Camila Osorio, que veio do qualificatório e atualmente ocupa a 100ª colocação no ranking, em sets diretos, anotando duplo 6/3, após 1h20 de confronto.
O próximo obstáculo no caminho da número 1 do Brasil e 15 do mundo será a ucraniana Anhelina Kalinina, cabeça de chave 30, que surpreendeu a norte-americana Madison Keys, 19ª pré-classificada, com uma virada de placar final 2/6, 6/2 e 6/4. Será a quarta vez que Bia cruzará com a ucraniana, que venceu todos os duelos entre elas, o mais recente, em Miami do ano passado.
Yet to drop a set 👀
Beatriz Haddad Maia wins a South American battle against Osorio to advance to the last eight in Rome!
Awaits Kalinina in the #IBI23 quarterfinals 🔜 pic.twitter.com/DmlTCg0Ncs— wta (@WTA) May 15, 2023
Assim como aconteceu na estreia, a paulista, 12ª mais bem cotada na competição, mais uma vez teve ótimo momento entre a segunda metade do primeiro set e o começo do segundo, quando chegou a vencer sete games seguidos, conseguindo três quebras em sequência neste período.
O jogo começou bem equilibrado, com as duas sul-americanas mostrando firmeza em seus games de serviço. Só que depois de abrir 3/2, sem quebras, Osorio baixou um pouco, amargou duas quebras e não aproveitou o break-point que teve a seu favor. A colombiana perdeu o serviço no sétimo game e depois no nono, desperdiçando uma chance no oitavo.
Bia levou a melhor nos pontos importantes e faturou os últimos quatro games da parcial inicial. E a canhota paulista manteve o embalo no começo do segundo set, anotou mais uma quebra e abriu confortável vantagem de 3/0. Osorio pediu atendimento na região do quadril direito na virada de quadra após o 4/1 e seguiu na partida confirmando o serviço no sexto game.
A colombiana não teve forças para reagir, conseguiu salvar um match-point com o saque no oitavo game, mas no nono viu Bia fechar a partida nas segunda oportunidade que teve. A brasileira colocou 82% das primeiras bolas em quadra, venceu 71% dos pontos com ela e foi ainda melhor com a segunda (78%).