Notícias | Dia a dia
Húngaro surpreende e derruba Alcaraz em Roma
15/05/2023 às 10h19

Alcaraz vinha de dois títulos seguidos no saibro de Barcelona e Madri

Foto: ATP

Roma (Itália) - Com a liderança do ranking assegurada depois de superar a estreia no Masters 1000 de Roma, o espanhol Carlos Alcaraz teve o número 1 carimbado pelo húngaro Fabian Marozsan, que veio do quali, eliminando Felipe Meligeni na última rodada, e nesta segunda-feira surpreendeu o rival com uma vitória em sets diretos, gastando 1h42 para anotar o placar final de 6/3 e 7/6 (7-4).

A campanha no Foro Itálico vai garantir ao húngaro de 23 anos o melhor ranking da carreira, saltado provisoriamente da atual 135ª colocação para a 114ª na lista da próxima segunda-feira. Ele entrará no top 100 pela primeira vez se avançar uma rodada mais. Seu rival nas oitavas de final será o croata Borna Coric, que mais cedo bateu o espanhol Roberto Carballes com parciais de 7/6 (7-3) e 6/1.

Alcaraz teve uma chance de quebra logo no primeiro game, não conseguiu convertê-la e depois acabou pagando caro pela oportunidade desperdiçada. No quarto game, foi a vez do espanhol ter o serviço ameaçado e acabar levando do break. Marozsan controlou bem a situação, manteve a vantagem até o final e largou na frente do cabeça de chave número 2.

Bastante agressivo, o húngaro teve 12 winners e apenas dois erros não forçados em todo o primeiro set. Ele manteve o desempenho na segunda parcial, somando mais 18 winners e cinco erros não forçados. Isso o levou a ter mais três break-points no quinto game e conseguir uma quebra no sétimo. Só que Alcaraz conseguiu devolvê-la imediatamente.

Marozsan ainda teve nova chance de quebra no 11º game, mas não a aproveitou e só foi definir a vitória no tiebreak, em que o jovem espanhol chegou a liderar por 4-1. Contudo, depois disso, Alcaraz não conseguiu vencer mais um ponto sequer, perdeu seis pontos em sequência, dois deles com o saque, e viu o húngaro anotar o maior resultado de sua carreira.

Esta foi a primeira derrota de Alcaraz para um jogador fora do top 100 desde 2021. Ele venceu 13 partidas seguidas contra rivais neste ranking e a última vez que amargou um revés similar foi contra o francês Hugo Gaston, também vindo do quali, no Masters 1000 de Paris.

O desempenho do jovem espanhol com o saque não foi dos melhores, vencendo apenas 59% dos pontos, contra 77% de Marozsan. Ele também não conseguiu se impor, anotou metade das bolas vencedoras do húngaro (15 a 30) e ainda cometeu um erro não forçado a mais que o rival (8 a 7).

Comentários