Roma (Itália) - Em uma batalha de 3h04 e com nítido contraste de estilos entre as duas jogadoras, Paula Badosa levou a melhor sobre Karolina Muchova e garantiu a última vaga nas quartas de final do WTA 1000 de Roma. Apesar das condições mais lentas e pesadas de jogo nesta terça-feira, a espanhola conseguiu se impor e vencer por 6/4, 6/7 (5-7) e 6/2.
Ex-número 2 do mundo, Badosa aparece atualmente no 35º lugar do ranking aos 25 anos. A espanhola enfrenta na próxima rodada a letã Jelena Ostapenko, 20ª colocada, contra quem tem duas vitórias e uma derrota. Ostapenko chega motivada por duas vitórias contundentes sobre as também top 20 Babora Krejcikova e Daria Kasatkina, além de ter tido um dia a mais de descanso.
Para vencer um jogo tão longo nesta terça-feira, Badosa precisou de paciência e controlar os erros. Ela era a mais agressiva em quadra, buscando a definição dos pontos diante de uma jogadora muito sólida e que utiliza bem os slices e curtinhas. Além disso, ela também precisou cuidar muito bem dos games de saque, principalmente no último set.
Badosa precisou reagir no primeiro set, em que ela perdia por 4/2, mas conseguiu vencer os últimos quatro games. Já na segunda parcial, que teve 1h25 de duração, foram três quebras para cada lado. Muchova chegou a liderar por 5/3, perdeu a chance de sacar para o set, mas conseguiu vencer o tiebreak.
Logo na abertura do terceiro set, Badosa conseguiu uma quebra e saiu vencendo por 2/0. A espanhola não vinha correndo riscos em seus games de serviço, passando toda a parcial sem enfrentar break-points. Quando liderava por 4/2, a espanhola voltou a quebrar e ampliou a vantagem, antes de definir a disputa em seu saque. Muchova fez um winner a mais, 40 a 36, e cometeu 39 erros contra 38.