Roma (Itália) - No jogo que encerrou a longa rodada desta terça-feira em Roma, Stefanos Tsitsipas e Lorenzo Musetti invadiram a madrugada e o grego eliminou o italiano para chegar às quartas de final do Masters 1000 no saibro. Tsitsipas, que já havia batido o também anfitrião Lorenzo Sonego pela manhã, superou Musetti com duplo 7/5 em 1h50 de partida. O jogo terminou por volta de 1h50 da madrugada de quarta-feira, pelo horário local.
Com apenas 24 anos, Tsitsipas já faz sua sexta participação em Roma. O atual número 5 do mundo ficou com o vice na edição passada do torneio e chegou às quartas em outras três oportunidades. O próximo adversário será o croata Borna Coric, 16º do ranking, que acabou com a grande campanha do húngaro Fabian Marozsan, algoz de Carlos Alcaraz, ao vencer por 3/6, 6/4 e 6/3. Coric lidera o histórico de confrontos contra o grego por 3 a 2.
Late-night Stef 🌙
Approaching 2am local time, @steftsitsipas takes out Musetti 7-5 7-5 to make the #IBI23 quarters! pic.twitter.com/LKcsdHCsS8— Tennis TV (@TennisTV) May 16, 2023
Tsitsipas teve o melhor início de partida possível, com uma quebra e 3/0 de vantagem, chegando a liderar o primeiro set por 4/1. E ele teve break-points em outros dois games, que possibilitariam ampliar a vantagem. As oportunidades perdidas custaram caro para o grego, que permitiu o empate no oitavo game. Mas depois disso, o quinto do ranking não teve o saque ameçado até o fim do set e voltou a quebrar no último game da parcial.
Musetti reagiu no começo do segundo set, com uma quebra de serviço e liderança por 2/0. O italiano contava com muito apoio da torcida da casa, que também chegou a vaiar Tsitsipas, especialmente quando ele foi discutir uma marcação de quadra com o árbtiro Mohamed Lahyani. Mas nem mesmo a pressão exercida pelo público foi capaz de impedir que o grego retomasse o controle do jogo.
Após o empate por 3/3, Tsitsipas dois ótimos games de saque teve quatro match-points quando liderava por 5/4. Musetti conseguiu se salvar e confirmar o serviço, depois de dois winners seus e dois erros do grego. Mas dois games mais tarde, o italiano voltaria a ter o serviço ameaçado. E uma excelente devolução de Tsitsipas foi definitiva para o placar. O tenista da casa fez mais winners, 20 a 17, e cometeu menos erros, 24 contra 30. Tsitsipas aproveitou 4 de seus 11 break-points e só perdeu dois games de saque.