Miami (EUA) - A forte parceria norte-americana de Coco Gauff e Jessica Pegula avançou à final de duplas do WTA 1000 de Roma. Principais cabeças de chave do torneio em quadras de saibro na capital italiana, elas venceram a também norte-americana Desirae Krawczyk e a holandesa Demi Schuurs nesta quinta-feira por 4/6, 7/6 (7-5) e 10-8.
Gauff e Pegula têm cinco títulos jogando juntas, incluindo três WTA 1000. Elas já haviam vencido torneios deste nível em Doha e Toronto no ano passado e também foram campeãs em Miami na atual temporada. Há duas semanas, também ficaram com o vice no saibro de Madri, superadas por Beatriz Haddad Maia e Victoria Azarenka na final.
As duas norte-americanas estão no top 5 dos rankings de simples e duplas. Sendo que Pegula, de 29 anos, é a terceira colocada em ambas as listas. Ela acumula sete títulos profissional de duplas no circuito. Já Coco Gauff, de 19 anos, tem oito títulos de duplas e já liderou o ranking da modalidade no ano passado.
As adversárias de Gauff e Pegula na final do próximo sábado serão a belga Elise Mertens e a australiana Storm Hunter, cabeças 4 do torneio, que venceram a tcheca Marie Bouzkova e a norte-americana Bethanie Mattek-Sands por 7/5 e 6/4 na segunda semifinal. As parcerias já se enfrentaram uma vez este ano, com vitória das norte-americanas em Miami.
Elise Mertens, de 27 anos, já foi número 1 de duplas e atualmente aparece no 17º lugar do ranking. Ela tem 16 títulos profissionais na modalidade. Já a canhota Storm Hunter, de 28 anos, ocupa o 11º lugar do ranking e tem cinco tíulos.