Londres (Inglaterra) - A ex-número 1 britânica Laura Robson aconselhou Emma Raducanu a fazer uma pausa mental completa no tênis, evitando, inclusive, ver Roland Garros, que larga na próxima segunda-feira. Raducanu se recupera de cirurgias nos punhos e no tornozelo.
Robson passou por cirurgia no pulso há quase uma década. Ela alertou que um descanso é a melhor maneira de se preparar a trabalhosa fase de recuperação. Robson discorda sobre o prognóstico feito por Boris Becker, que chamou as lesões de “ameaça à carreira” de Raducanu em uma entrevista recente.
"Eu obviamente não me diverti muito com meus pulsos", disse Robson ao jornal The Telegraph. Ela estava entre as 50 melhores jogadoras quando fez sua primeira operação e nunca mais recuperou o nível anterior. “Del Potro também não. Mas há muitas histórias de sucesso, que as pessoas não mencionam tanto.”
Robson é mais otimista. “Tem havido muita conversa sobre como o pulso é, tipo, o fim do mundo! Mas eu pensava comigo mesmo: 'Conheço tantas pessoas que tiveram operações bem-sucedidas.' Veja a Madison Keys: há uns dois anos ela fez uma operação no pulso com o mesmo cirurgião que eu, nos Estados Unidos, e foi um sucesso total. Ela nem ficou fora por muito tempo. Além disso, cada lesão é diferente”, destacou. Ela explicou que sua articulação estava ficando muito desgastada porque estava se movendo demais. “Então, quando comecei a sentir dor, já estava bem avançado em termos de danos. O problema de Emma é com inchaços nos ossos; na verdade, é mais a parte superior da mão do que a articulação do pulso”, explicou.
“Parece que Emma está tendo um pouco de folga, o que provavelmente é muito bom depois de estar sem parar desde o US Open”, disse Robson, que vai comentar Roland Garros para o Eurosports. “A reabilitação após uma operação nunca é fácil. Portanto, nesta primeira fase em que não se pode fazer muito, acho muito importante relaxar um pouco. Isso é o que eu sempre tentei fazer, porque você tem um pouco de dificuldade quando começa a fisioterapia. Você estará no National Tennis Center todos os dias, sabendo em sua mente: 'Ok, estarei aqui pelos próximos três meses, religiosamente.' Então, apenas uma ou duas semanas antes de tudo começar, é muito importante se manter leve.”