Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Andreeva supera Osorio e entra em RG aos 16 anos
25/05/2023 às 14h14

Mirra Andreeva foi finalista do Australian Open juvenil e jogará seu primeiro Slam como profissional

Foto: FFT

Paris (França) - Apenas quatro meses depois de chegar à final do Australian Open juvenil em janeiro, Mirra Andreeva disputará uma chave principal de Grand Slam como profissional pela primeira vez. A russa de 16 anos garantiu vaga em Roland Garros depois de passar sem perder sets pelas três rodadas do quali. Andreeva superou nesta quinta-feira a colombiana Camila Osorio, cabeça 1 do quali e 84ª do mundo, com parciais de 7/6 (10-8) e 6/4.

Andreeva vinha de vitórias sobre Polina Kudermetova e a colombiana Emiliana Arango nas duas primeiras rodadas. Ela ocupava apenas o 293º lugar do ranking da WTA no início da temporada, e já aparece na 143ª posição atualmente, acumulando seis títulos no circuito profissional da ITF, além de ter vencido jogadoras importantes como Beatriz Haddad Maia, Leylah Fernandez e Magda Linette em Madri.

"É uma sensação incrível. Eu estava muito nervosa antes desta partida porque ela era a cabeça 1 e sei que é uma jogadora muito inteligente. Estou muito feliz por ter conseguido vencer hoje", disse Andreeva ao site da ITF. "Lembro de assistir a este torneio quando era criança e de ver o Nadal jogando contra Roger. Assisti a todos os Grand Slam, o tempo todo, então é um sonho estar aqui. Já estive lá no ano passado, mas no juvenil, mas é totalmente diferente de estar agora na chave principal".

A família Andreeva tem a chance de colocar mais uma jogadora na chave de Roland Garros. A irmã mais velha, Erika, de 18 anos e 147ª do ranking, enfrentará a sérvia Olga Danilovic, 104ª do mundo, nesta sexta-feira em Paris. Erika Andreeva foi finalista do juvenil de Roland Garros em 2021.

"É claro que quero que ela vença", comentou a irmã caçula. "Sempre fico muito nervosa quando ela joga. Se nós duas entrarmos na chave, seria realmente incrível, porque também é um sonho jogar um grande torneio com a minha irmã. Costumávamos brigar por coisas muito pequenas, como o controle remoto da televisão, mas crescemos e hoje apreciamos muito mais a companhia uma da outra".

Yastremska entra na chave, Kayla Day volta aos Grand Slam
Outra jogadora de destaque a garantir vaga na chave nesta quinta-feira foi a ucraniana Dayana Yastremska, ex-número 21 do mundo e atual 144ª do ranking. A vencedora de três torneios da WTA superou a belga Greet Minnen por 6/3, 2/6 e 6/4. Já a japonesa Nao Hibino, que tem dois títulos e ocupa o 112º lugar do ranking, foi superada pela suíça Ylena In-Albon, 148ª colocada, por 6/1, 2/6 e 6/4. A suíça jogará seu segundo Slam.

Ainda nesta quinta-feira, a norte-americana Kayla Day garantiu vaga na chave ao vencer Elina Avanesyan por 5/7, 6/4 e 7/6 (10-7). Canhota de 23 anos e ex-número 1 juvenil, Day não disputava um Slam desde 2017. Já a bielorrussa Iryna Shymanovich, que treina no Brasil, entrou em Roland Garros e garantiu vaga em seu primeiro Slam ao vencer a japonesa Mai Hontama por 6/2, 3/6 e 7/6 (7-4).

Comentários