Paris (França) - Faltando apenas um dia para terminar o quali de Roland Garros, é certo que alguns tenistas que perderem na última rodada da fase prévia conseguirão entrar na chave principal em Paris. Ao todo, já são sete vagas de lucky-loser, quatro na chave feminina e três no torneio masculino, que foram abertas com as desistências de última hora.
Além do anúncio feito pela espanhola Paula Badosa na manhã desta quinta-feira, a australiana Ajla Tomljanovic, a norte-americana Jennifer Brady e a romena Patricia Tig também se retiraram de Roland Garros durante essa semana do quali. Entre os homens, os desistentes foram o britânico Kyle Edmund, o francês Jeremy Chardy e o chileno Cristian Garin.
De acordo com o regulamento dos Grand Slam, divulgado pela Federação Internacional de Tênis (ITF) no início da temporada, será feito um sorteio para a definição dos últimos classificados. Os sorteios terão dois tenistas a mais que o número de vagas restantes em cada chave.
Ou seja, para definir as últimas quatro vagas da chave feminina, o sorteio terá as seis tenistas de melhor ranking que perderem na última rodada do quali em Paris. No masculino, pelo cenário atual, o sorteio terá cinco jogadores. O ranking base será o que definiu as cabeças de chave do quali, ou seja, o de 8 de maio.
Pigossi ainda espera por uma vaga
A número 2 do Brasil Laura Pigossi, cabeça 22 do quali, caiu na última rodada do quali de Roland Garros, superada nesta quinta-feira pela norte-americana Elizabeth Mandlik. Três jogadoras com ranking melhor que o dela também já perderam na rodada, Camila Osorio, Nao Hibino e Elina Avanesyan. Ela precisa torcer para que outras duas favoritas também não percam na sexta-feira para seguir com chances de entrar na chave.