Lyon (França) - Festa da casa no ATP 250 de Lyon, que voltou a ver um tenista francês conquistar o título do torneio. Na final deste sábado, o jovem Arthur Fils derrotou o argentino Francisco Cerundolo em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/5, depois de 1h35 de partida, e se tornou o mais jovem campeão da temporada até então.
Fils se jogou no chão depois de selar a vitória em seu primeiro match-point, com a torcida da casa rugindo pela conquista. Com sua décima vitória na temporada, o francês de 18 anos deixou para trás o espanhol Carlos Alcaraz, campeão em Indian Wells, Barcelona, Buenos Aires, e o dinamarquês Holger Rune, campeão em Munique, e agora é o mais novo a levantar um título em 2023.
Semifinalista em Montpellier e Marselha, no início desta temporada, Fils encontrou o ritmo em Lyon e não apenas vai comemorar seu primeiro ATP da carreira, mas também a estreia no top 100, subindo 49 lugares para alcançar a 63ª colocação. Ele e o compatriota Luca Van Assche, 19, são os únicos tenistas com menos de 20 anos no top 100 antes de Roland Garros.
De quebra, o jovem francês é agora o terceiro colocado na corrida para o Next Gen Finals. Com a conquista, ele leva para casa uma premiação de 85.605 euros, enquanto o vice-campeão Cerundolo recebe uma premiação de 49.940 euros.
Em uma final marcada pelo apoio da torcida casa, com direito a banda ao vivo e uma atmosfera elétrica entre os pontos, Fils foi preciso no primeiro set, aproveitou o único break-point da disputa, no sexto game, e com ele foi até o final. A segunda parcial foi mais movimentada, teve quatro quebras seguidas entre o terceiro e sexto games e foi definida com um break no 11º.