Paris (França) - No encontro entre duas campeãs de Grand Slam, Bianca Andreescu levou a melhor sobre Victoria Azarenka e estreou com vitória em Roland Garros. A canadense começou atrás no placar, mas conseguiu buscar a virada, com parciais de 2/6, 6/3 e 6/4 em 2h31 de partida nesta terça-feira.
Ex-número 4 do mundo e campeã do US Open de 2019, Andreescu aparece atualmente no 42º lugar do ranking aos 22 anos. Ela faz sua quarta participação em Roland Garros e repete suas melhores campanhas, que também são de segundas rodadas. Já Azarenka, que liderou o ranking por 51 semanas e está com 33 anos, ocupa a 18ª posição do ranking.
A adversária de Andreescu na próxima fase em Paris será a norte-americana Emma Navarro, 75ª do ranking, que venceu a lucky-loser russa de 18 anos Erika Andreeva, 147ª colocada, por 6/2, 3/6 e 6/4.
This is what it means 🙌#RolandGarros | @Bandreescu_ pic.twitter.com/DK0eyCSHvT
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 30, 2023
Azarenka começou a partida escapando de dois break-points, mas depois não teve o serviço ameaçado até o final do set e conseguiu duas quebras para vencer a parcial. A ex-número 1 do mundo saiu na frente também no segundo set e chegou a liderar por 3/1.
Só então começou a reação de Andreescu, que apostou em seu jogo de variações e mudanças de ritmo para não deixar a rival tão confortável nas trocas de fundo. A estratégia deu certo e Azarenka passou a cometer mais erros, permitindo que a canadense assumisse o controle da partida e vencesse cinco games seguidos.
Logo no início do terceiro set, Andreescu quebrou de novo e saiu vencendo por 3/1. A partir de então, a canadense escapou de games muito longos no saque, mas foi mantendo sua vantagem mínima no placar. Foram necessários quatro match-points para que ela chegasse à vitória.