Paris (França) - O norueguês Casper Ruud venceu mais uma no saibro parisiense e segue na luta em Roland Garros defendendo o vice-campeonato do ano passado. Nesta quinta-feira, ele teve pela frente o italiano Giulio Zeppieri, que conseguiu tirar um set do quarto favorito na competição, mas acabou derrotado por 3 a 1, com o placar final de 6/3, 6/2, 4/6 e 7/5, após 3h07 de batalha.
Alcançando a terceira rodada no Grand Slam francês pelo quinto ano seguido, Ruud espera agora pelo vencedor da partida entre o argentino Thiago Tirante, que saiu do quali e eliminou o cabeça de chave 25 Botic Van de Zandschulp na estreia, e o chinês Zhizhen Zhang. Independente de quem vá enfrentar o norueguês na próxima fase, o duelo será inédito.
No primeiro jogo do dia da Philippe Chatrier, o número 4 do mundo fez valer o favoritismo contra um rival que joga apenas seu segundo Slam e que foi um dos nove tenistas vindos do qualificatório a superar a estreia na chave principal. O italiano de 21 anos foi para as bolas e anotou 49 winners contra 34 de Ruud, mas também errou quase que o dobro, com 51 erros não forçados contra 28.
Ruud largou com tudo e venceu os três primeiros games da partida, depois administrou a vantagem até o final e venceu o set inicial. Na segunda parcial, ele anotou duas quebras e salvou os três break-points que encarou para fazer 6/2 e ampliar a vantagem. Zeppieri foi bem no terceiro, venceu com um break no décimo e último game e reduziu a diferença para o norueguês.
No quarto set, o atual vice-campeão em Paris foi novamente superior, mas não sem encarar resistência. Ruud anotou quebra no quinto game, mas foi quebrado de volta quando sacou para o jogo em 5/4. Contudo, Zeppieri voltou a perder o saque no 11º game e em seguida viu o rival confirmar de zero para garantir a vitória, fechando o jogo logo no primeiro match-point que teve a seu favor.