Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Djokovic oscila e sofre, mas avança em sets diretos
02/06/2023 às 13h53

Paris (França) - A partida desta sexta-feira do sérvio Novak Djokovic passou bem longe de ser uma das mais brilhantes de sua carreira, mas mesmo oscilando bastante durante o jogo, ele conseguiu encontrar o caminho e derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina em sets diretos, com o placar final de 7/6 (7-4), 7/6 (7-5) e 6/2, depois de 3h35 de batalha.

Classificado para as oitavas de final de Roland Garros pela 14ª vez consecutiva, o ex-número 1 do mundo terá agora pela frente o vencedor da partida Hubert Hurkacz e Juan Pablo Varillas. O sérvio jamais enfrentou o peruano pelo circuito e tentará manter sua invencibilidade contra o polonês, que foi superado nas cinco vezes que se cruzaram.

O sérvio conseguiu sua vingança sobre Davidovich, que o havia derrotado no último duelo entre eles, ano passado em Monte Carlo, anotando agora sua terceira vitória em quatro jogos contra o espanhol, que amargou sua 20ª derrota contra oponentes do top 10, tendo triunfado apenas quatro vezes, sendo três delas no saibro.

Davidovich não poderá reclamar da falta de oportunidades no decorrer da partida, tendo desperdiçado cinco dos oito break-points que teve, enquanto o rival converteu sete em 17. Inclusive foi do espanhol a primeira chance de quebra, logo no terceiro game, que ele deixou passar. No quinto, Djokovic acabou sendo quebrado, mas respondeu logo em seguida e devolveu imediatamente o break.

A parcial inicial poderia ter acabado mais cedo nas mãos do sérvio, que quebrou o rival para sacar em 6/5, mas desta vez foi Davidovich que reagiu rápido e forçou o tiebreak. O espanhol chegou a abrir 3-1 no desempate, com um mini-break de frente, mas depois disso foi péssimo com o saque, perdeu os quatro pontos que disputou e só venceu um dos próximos sete.

Marcada por altos e baixos dos dois lados, a partida teve no seu segundo set a forma mais clara de como oscilaram os dois oponentes. Djokovic começou melhor e venceu os dois primeiros games, então Davidovich anotou duas quebras seguidas e sacou em 3/2 para confirmar a vantagem, só que não o fez e viu o sérvio empatar por 3/3. Depois de mais duas confirmações de serviço, a disputa ficou mais agitada.

No décimo game, o número 3 do mundo quebrou de zero e então sacou para fechar, mas não conseguiu confirmar e foi quebrado de volta. Após salvar um break-point no 11º, o espanhol teve um set-point no 12º, que Djokovic salvou com o saque. Veio então novo tiebreak, no qual ‘Nole’ viu a vantagem de 4-1 virar 4-5 e então arrancou no final para fazer 7-5 e celebrar como se tivesse fechado o jogo.

Djokovic pediu atendimento na coxa na virada dos sets, mas seguiu firme e quem sentiu o momento foi o espanhol, que baixou o nível no terceiro, sofreu uma quebra no segundo game, escapou de outra no quarto, mas no sexto não se salvou, perdendo o saque e a partida. O sérvio terminou com 7 winners a menos (27 a 34), mas compensou com 13 erros não forçados a menos (38 a 51).

Comentários