Tyler (EUA) - Depois de ter vencido em sets diretos sua partida de estreia no quali para o challenger de Tyler, em quadras duras nos Estados Unidos, Gustavo Heide venceu um jogo ainda mais difícil nesta segunda-feira. Ele salvou dois match-points contra o mexicano Ernesto Escobedo e garantiu vaga na chave principal com a vitória por 7/5, 3/6 e 7/6 (10-8) em 3h01 de partida.
Heide disparou 14 aces na partida contra 7 de seu adversário, mas cada tenista conseguiu três quebras de serviço em dez break-points disputados. No último set, o brasileiro saiu perdendo por 3/1, buscou o empate por 3/3. Ele esteve a um game da vitória quando liderava por 5/4 e 6/5, mas só conseguiu fechar o jogo no tiebreak, depois de salvar dois match-points no saque.
Paulista de 21 anos e atual 442º do ranking, Heide tem como melhor marca da carreira o 399º lugar, alcançado em outubro do ano passado. Por ter vencido seus dois jogos no quali, ele já ganha mais 4 pontos na ATP. Seu primeiro adversário na chave principal será o canadense Alexis Galarneau, 259º colocado.
Eliminado por Heide nesta segunda-feira, Ernesto Escobedo é nascido em Los Angeles, nos Estados Unidos, e passou a defender o México, terra natal dos pais, no início deste ano. O jogador de 26 anos e 385º do ranking chegou a ocupar o 67º lugar da ATP em 2017.
João Reis é superado na estreia da chave principal
Outro brasileiro no torneio, o pernambucano João Lucas Reis foi eliminado ainda na estreia. O atual 272º do ranking foi superado nesta segunda-feira pelo convidado local de 22 anos Adam Neff, tenista que atualmente dedica-se ao circuito universitário norte-americano e marcou as parciais de 4/6, 6/2 e 6/3 em 1h44 de partida.