Paris (França) - Na última partida de quartas de final da chave feminina de Roland Garros, a polonesa Iga Swiatek confirmou o favoritismo para cima da norte-americana Coco Gauff e anotou sua sétima vitória em sete jogos contra a rival, gastando 90 minutos para anotar parciais de 6/4 e 6/2. A número 1 do mundo terá agora pela frente a paulista Beatriz Haddad Maia.
Valendo um lugar na final e também a possibilidade de Iga manter a liderança do ranking após 62 semanas consecutivas, o duelo com Bia será o segundo entre elas no circuito. A brasileira levou a melhor na única vez que se cruzaram até então, derrotando a polonesa nas oitavas de final do WTA 1000 de Toronto na temporada passada.
Swiatek nunca perdeu antes das oitavas em Roland Garros e estava disputando uma partida de quartas pelo quarto ano consecutivo, tendo parado nesta fase em 2021 e conquistado os títulos de 2020 e 2022. Ela não deu chances a Gauff, anotou sua 25ª vitória sobre top 10 e chegou a 33 triunfos no ano, ficando atrás apenas da bielorrussa Aryna Sabalenka, com quem luta rodada a rodada pela ponta da WTA.
Não demorou muito para a polonesa conseguir a primeira quebra da partida, batendo o saque de Gauff já no quarto game. Só que a norte-americana reagiu prontamente e devolveu a quebra na sequência. Após deixar escapar um break-point no oitavo game, Swiatek voltou a pressionar a norte-americana no décimo e obteve nova quebra, desta vez de zero, fechando assim o set inicial.
O domínio da líder do ranking foi um pouco maior na segunda parcial, embora ela tenha sido a primeira a enfrentar break-points, salvando três no terceiro set. Depois do 2/2, só deu Iga, que anotou duas quebras seguidas e venceu os quatro games que faltavam para ficar com a vitória e manter a invencibilidade contra Gauff.
A superioridade de Swiatek ficou evidente também nos números, com ela terminando o jogo com seis bolas vencedoras a mais (19 a 13) e oito erros não forçados a menos (15 a 23). Seu desempenho com o saque também foi bem superior, vencendo 68% dos pontos disputados contra apenas 50% da rival norte-americana, que amargou quatro quebras e conseguiu só uma.
Ver essa foto no Instagram