Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Ruud volta à final em Paris e desafia Djokovic
09/06/2023 às 16h19

Paris (França) - Pelo segundo ano consecutivo, Casper Ruud disputará a final de Roland Garros e terá uma nova chance de conquistar seu primeiro Grand Slam. O norueguês repetiu a campanha da edição passada em Paris depois de vencer a semifinal desta sexta-feira contra o alemão Alexander Zverev por 6/3, 6/4 e 6/0 em 2h09 de partida. Foi a segunda vitória de Ruud em quatro jogos contra Zverev no circuito.

Aos 24 anos, Ruud disputará sua terceira final de Grand Slam. Além dessas duas seguidas em Paris, o atual número 4 do mundo também foi vice-campeão do US Open no ano passado. Mesmo que conquiste o título, ele permanecerá em sua posição atual no ranking. A melhor marca de sua carreira foi o segundo lugar em setembro.

Em busca da maior conquista da carreira, Ruud desafia Novak Djokovic, bicampeão de Roland Garros e vencedor de 22 títulos de Grand Slam. O sérvio de 36 anos venceu todos os quatro duelos entre eles e não perdeu nenhum set. Foram dois confrontos no saibro e dois no piso duro. Djokovic, que atualmente aparece no 3º lugar do ranking, pode voltar ao número 1 em caso de título.

Já Alexander Zverev adia mais uma vez o sonho do primeiro título de Grand Slam. O alemão de 26 anos e atual 27º do ranking disputou sua terceira semfinal seguida em Roland Garros. Ele também tem uma semifinal na Austrália e mais duas no US Open, com direito a um vice-campeonato em 2020.

A partida começou com alguns games longos, com direito a três quebras seguidas. Ruud abriu 4/1 no placar e só enfrentaria mais um break-point, no momento em que sacava para o set. Muito firme nos ralis de fundo e mostrando boa adaptação com as condições mais lentas conforme anoitecia, o norueguês reverteu um 0-40 no início do segundo set aproveitou seu único break-point para vencer a parcial e ampliar a vantagem.

Já no terceiro set, Ruud teve amplo domínio da partida e um game foi marcante. Zverev errou três smashs e fez um dupla falta no break-point. O número 4 do mundo não teve mais o serviço ameaçado e conseguiu duas novas quebras para aplicar um 'pneu' e fechar o jogo.

Zverev até fez mais winners na partida, 31 a 25, mas cometeu 37 erros contra 19 de Ruud. O norueguês aproveitou seis de suas dez oportunidades de quebra e sofreu apenas uma quebra de serviço.

Comentários