Paris (França) – A lenda holandesa do tênis em cadeira de rodas Diede de Groot conquistou seu 10º título consecutivo de Grand Slam, o quarto em Paris, ao vencer a japonesa Yui Kamiji por 6/2 e 6/0. A número 1 do mundo, que tem 18 títulos de Slam no total, registrou sua 100ª vitória consecutiva na primeira rodada na terça-feira, está invicta no circuito desde fevereiro de 2021 e invicta nos Grand Slam desde a edição 2020 de Roland Garros.
De Groot está a um título de igualar o recorde de 21 títulos de Slam da compatriota Esther Vergeer, que tem o incrível recorde de 470 vitórias consecutivas.
“Não tenho certeza se vou fazer 400, especialmente porque isso já me levou dois anos e meio”, riu De Groot. “Mas não, é realmente algo muito especial. E também, acho que realmente explica o quão boa Esther era. Estou apenas tentando fazer minhas próprias coisas e espero ser tão boa quanto ela em termos de títulos um dia.”
Reign on, Diede 🏆@DiedetheGreat captures a fourth Roland-Garros title defeating Kamiji 6-2, 6-0.#RolandGarros pic.twitter.com/VY0nKlTZim
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 10, 2023
Houve algum consolo no final do dia para Kamiji. Ela e sua parceira Kgothatso Montjane conquistaram o título de duplas - seu primeiro triunfo no Grand Slam como uma equipe - com uma vitória por 6/3 e 6/2 sobre De Groot e Maria Florencia Moreno. Essa vitória encerra uma das sequências de vitórias de De Groot - a número 1 do mundo conquistou o título de duplas em Paris nos últimos cinco anos ao lado da parceira regular Aniek van Koot.
Foi um momento particularmente especial para Montjane, para quem este foi o primeiro grande título em simples ou duplas. Ela se tornou a segunda jogadora sul-africana a conquistar o primeiro título do Slam no sábado, depois que Donald Ramphadi triunfou ao lado de Andy Lapthorne na final de duplas.