's-Hertogenbosch (Holanda) - Principal cabeça de chave do WTA 250 de 's-Hertogenbosch, Veronika Kudermetova está de volta à semifinal do torneio holandês em quadras de grama. Ainda sem perder sets nesta semana, a atual 14ª do ranking superou nesta sexta-feira a convidada suíça de 17 anos Celine Naef por 6/3 e 6/2 em partida com apenas 1h15 de duração.
Kudermetova é concorrente direta de Beatriz Haddad Maia por uma vaga no top 10 no fim desta semana e pode ultrapassar a brasileira se for campeã na grama holandesa. A russa de 26 anos tem um título de WTA, conquistado em Charleston há duas temporadas, e busca a sexta final da carreira.
A adversária de Kudermetova na semifinal deste sábado às 6h (de Brasília) será a eslovaca Viktoria Hruncakova, 144ª do ranking, que derrotou a jovem norte-americana de 19 anos Ashlyn Krueger por duplo 6/4. Hruncakova, de 25 anos e ex-top 50 busca sua primeira final da carreira. Ela também tenta uma vitória contra a russa, que venceu os dois duelos anteriores.
Alexandrova segue na defesa do título, Samsonova abandona
No.7 seed Aliaksandra Sasnovich moves into the semifinals after Samsonova retires.
— wta (@WTA) June 16, 2023
Final score: 7-6(4), 3-1.#LibemaOpen pic.twitter.com/Q4a6ENacE8
Do outro lado da chave, a cabeça 2 do torneio e número 15 do mundo Liudmila Samsonova abandonou sua partida das quartas. Ela se retirou do jogo contra Aliaksandra Sasnovich quando perdia por 7/6 (7-4) e 3/1, por lesão na coxa esquerda. Sasnovich, de 29 anos e 71ª do mundo, já disputou quatro finais de WTA, mas nunca conquistou um título.
A bielorrussa enfrentará na semifinal a atual campeã do torneio Ekaterina Alexandrova, 26ª do ranking, que venceu a norte-americana vinda do quali Emina Bektas por duplo 6/4. Alexandrova, de 28 anos, tem três títulos e busca sua sexta final da carreira. Ela venceu os dois duelos que fez contra Sasnovich no circuito.