Palmas del Mar (Porto Rico) - Semifinalista de um challenger pela primeira vez em sua carreira profissional, Gustavo Heide terá a oportunidade de enfrentar um tenista bastante experiente neste sábado em Palmas del Mar. O jovem paulista de 21 anos desafia o japonês Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo, a partir das 20h (de Brasília).
Nishikori garantiu seu lugar na semifinal depois de vencer o australiano Adam Walton, 254º do ranking, por 6/4 e 6/2 na sexta-feira à noite. O japonês de 33 anos está voltando ao circuito nesta semana depois de 20 meses afastado das competições profissionais. Ele estava sem jogar desde outubro de 2021 e passou por cirurgia no quadril no ano passado.
Ao longo da semana, Nishikori também venceu os norte-americanos Christian Langmo e Mitchell Krueger nas fases iniciais do challenger disputado em quadras de piso duro, em Porto Rico. O japonês cedeu apenas um set até aqui.
Por sua vez, Heide vem de cinco vitórias seguidas desde o quali. A mais recente diante, do australiano Bernard Tomic, ex-top 20 e atual 378º do mundo aos 30 anos. Com isso, o brasileiro vai dando um salto no ranking. Ele iniciou o torneio no 423º lugar e já vai se firmar entre os 360 melhores. Ele pode se aproximar da 330ª posição se for finalista e chegar ao top 300 em caso de título.
"Está sendo uma grande semana para mim, saí do quali e garanti a semifinal. É o melhor resultado da minha carreira e tô muito contente. Venho fazendo um grande trabalho com minha equipe e só tenho que agradecer a todos pela torcida", disse Heide, destacando a boa campanha em Porto Rico.
Depois de furar o quali, Gustavo Heide🇧🇷 alcançou a semifinal do ATP Challenger 75 de Palmas Del Mar, em Porto Rico 🇵🇷.
— CBT (@cbtenis) June 17, 2023
Em sua primeira semifinal de Challenger, Heide aguarda seu adversário que sairá da partida entre Kei Nishikori 🇯🇵, ex-número 4 do mundo, e Adam Walton 🇦🇺. pic.twitter.com/6Ojt9DnHy4