Stuttgart (Alemanha) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Frances Tiafoe disputará uma final de ATP na grama. O atual número 12 do mundo faz ótima semana no 250 de Stuttgart e conseguiu sua terceira vitória na semana. O norte-americano superou neste sábado o húngaro Marton Fucsovics, 86º do ranking e vindo do quali, por 6/3 e 7/6 (13-11).
Tiafoe tem dois títulos de ATP, o primeiro conquistado ainda em 2018 no piso duro de Delray Beach e o mais recente no saibro de Houston, já na atual temporada. O tenista de 25 anos tem outras quatro finais de ATP. Jogando na grama, ele já venceu o challenger de Nottingham em 2021.
First grass final 🙌@FTiafoe saves 6 set points in the second set before defeating Fucsovics to reach the #BOSSOPEN final pic.twitter.com/Nwe33xqo2P
— Tennis TV (@TennisTV) June 17, 2023
Depois de um primeiro set em que não enfrentou break-points e aproveitou a chance de quebra logo cedo, Tiafoe foi muito mais exigido na segunda parcial. Muito por conta do ótimo desempenho de Fucsovics no saque. O húngaro fez 10 aces no set, terminando a partida com 14 no total.
Em uma parcial sem chances de quebra para nenhum dos lados, Tiafoe esteve atrás no placar durante quase todo o tiebreak. Ele saiu perdendo por 4-1 e salvou seis set-points antes de ter sua primeira chance de fechar o jogo e aproveitar a oportunidade.
O adversário de Tiafoe na final deste domingo virá da partida entre o polonês Hubert Hurkacz, número 14 do mundo, e o alemão Jan-Lennard Struff, 24º do ranking. O norte-americano tem duas vitórias em cinco jogos contra Hurkacz, enquanto seu histórico contra Struff está empatado por 1 a 1.
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/X4XdWyVsvW0" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>