Nottingham (Inglaterra) - Convidada para a disputa do WTA 250 de Nottingham, Katie Boulter aproveitou muito bem a oportunidade e venceu quatro jogos seguidos na grama para alcançar sua primeira final na elite do circuito. Ela venceu uma semifinal britânica contra Heather Watson, 195ª do ranking, por 6/4 e 7/5 na manhã deste sábado.
"Significa muito para mim, especialmente aqui. É uma grande semana para mim, diante da minha família e dos amigos", disse Boulter durante a entrevista em quadra. "Deixei o coração em quadra e fico muito feliz por ter vencido. Ela é uma jogadora incrível e merece estar aqui tanto quanto eu. Sabia que seria uma partida duríssima e espero vê-la em ainda mais finais".
A campanha em Nottingham também fará com que Boulter volte ao top 100 do ranking. A jogadora de 26 anos iniciou a semana no 126º lugar e tem como melhor marca da carreira a 82ª posição, alcançada ainda em 2019. Ela pode entrar no grupo das 80 melhores do mundo caso conquiste o título.
Katie's MOMENT 🙋♀️@katiecboulter defeats Watson, 6-4, 7-5 to reach her first Hologic WTA Tour-level final! #RothesayOpen pic.twitter.com/DfRkiKALH2
— wta (@WTA) June 17, 2023
Boulter liderou a estatística de winners por 28 a 21 e cometeu um erro a mais que Watson, 15 a 14. Ela conseguiu quatro quebras na partida e perdeu dois games de saque. Depois de vencer o primeiro set com duas quebras, Boulter saiu perdendo por 3/0 na parcial seguinte, mas buscou o empate no oitavo game. Pouco depois, encaixou uma sequência de boas devoluções para voltar a quebrar e fechar o jogo no saque.
Existe a possibilidade de uma final britânica em Nottingham. Para isso, a número 131 do mundo Jodie Burrage terá que vencer seu jogo contra a francesa Alizé Cornet, 72ª do ranking. Assim como Boulter, Burrage também tenta alcançar sua primeira final no circuito da WTA. A última tenista da casa a vencer o torneio foi Johanna Konta, há duas temporadas.