Nottingham (Inglaterra) - A final do WTA 250 de Nottingham terá duas jogadoras britânicas. Horas depois de a convidada Katie Boulter ter garantido sua vaga na decisão, foi a vez de Jodie Burrage também avançar na competição. Ela venceu a francesa Alizé Cornet na final por duplo 7/5 em partida com 1h44 de duração.
As duas britânicas disputarão a primeira final de WTA na carreira e ambas estarão no top 100 a partir de segunda-feira. Burrage, de 24 anos, iniciou a semana como 131ª do mundo, enquanto Boulter está com 26 anos, ocupava o 126º lugar, e voltará ao grupo das cem melhores após quatro anos. A decisão acontece às 9h (de Brasília) deste domingo.
A 𝓿𝓮𝓻𝔂 happy @jodieburrage after reaching her first @WTA final in Nottingham 😆
Another stunning performance from Jodie on centre court ✨@WTA | #RothesayOpen pic.twitter.com/ptYL7EvzqE— LTA (@the_LTA) June 17, 2023
Burrage busca uma vitória inédita contra a rival, já que Boulter venceu os dois duelos anteriores, inclusive uma final de ITF na Austrália em janeiro. "Será um dia incrível. Nós duas disputamos uma final no início do ano e ela venceu, vou tentar mudar essa história".
"Foi um ótimo torneio para nós duas e também para todas as jogadoras britânicas", acrescentou a tenista da casa, lembrando que Heather Watson fez semi e Harriet Dart chegou às quartas no torneio na grama.
HER FIRST WTA TOUR-LEVEL FINAL 🔓🤗@jodieburrage sends her home crowd into a frenzy by defeating Cornet, 7-5, 7-5 to set up an all-British final against Boulter! #RothesayOpen pic.twitter.com/gA1V8jHLxS
— wta (@WTA) June 17, 2023
Para superar a experiente Cornet, ex-top 20 e atual 72ª do ranking aos 33 anos, Burrage precisou ser mais agressiva. Ela liderou a contagem de winners por 25 a 16 e cometeu 27 erros contra 15.
A francesa esteve à frente no placar durante a maior parte do primeiro set e chegou a liderar por 5/4, mas a britânica reagiu vencendo os últimos três games da parcial. O segundo set começou com cinco quebras seguidas, Burrage abriu 4/2, tomou o empate no oitavo game, mas recuperou a vantagem no penúltimo game da partida.
Vinda de jogos longos contra Tereza Martincova e Magdalena Frech, a tenista da casa tinha a motivação de fechar em dois sets. "Foi um jogo muito físico, Alizé não dá nada de graça e mostrou isso no jogo de hoje. Depois que eu tive 4/2 e ela empatou, eu só falava para mim mesma: 'Jodie, feche esse jogo em dois sets, você não pode ir ao terceiro de novo'. Estou muito feliz por ter vencido".
Watson e Dart estão na final de duplas
O público britânico também poderá torcer por duas tenistas da casa na final de duplas. Harriet Dart e Heather Watson venceram na semifinal as também anfitriãs Alicia Barnett e Olivia Nicholls por duplo 6/4. As adversárias na final são a norueguesa Ulrikke Eikeri e a estoniana Ingrid Neel, que bateram a cazaque Anna Danilina e a chinesa Yifan Xu também por duplo 6/4.
Watson, de 31 anos, tem quatro títulos profissionais de duplas no circuito da WTA e disputará a sexta final na carreira. Dart, de 26 anos, está em sua segunda final e busca um título inédito. Tanto Eikeri, de 30 anos, quanto Neel, 25, têm apenas um título de duplas na WTA cada uma.
👏 @HeatherWatson92 & @harriet_dart move into the #RothesayOpen Women's doubles finals after winning a close British battle #BackTheBrits 🇬🇧 | @WTA pic.twitter.com/SEdN0igg93
— LTA (@the_LTA) June 17, 2023