Notícias | Dia a dia
Fruhvirtova cede só dois games a Svitolina na grama
19/06/2023 às 16h48

Apesar de ter pouca experiência na grama, Linda Fruhvirtova teve grande atuação na estreia

Foto: LTA

Birmingham (Inglaterra) - A jovem tcheca de 18 anos Linda Fruhvirtova conseguiu um grande resultado em sua estreia na temporada de grama. Ela cedeu só dois games contra a ucraniana Elina Svitolina, ex-número 3 do mundo, marcando as parciais de 6/2 e 6/0 em apenas 52 minutos de partida pelo WTA 250 de Birmingham.

Atual 57ª do ranking, Fruhvirtova tem pouquíssima experiência na grama no circuito profissional. Ano passado, ela tentou os qualis em 's-Hertogenbosch e em Wimbledon, além de ter atuado em um torneio WTA 125 na Itália. A partida desta segunda-feira foi sua primeira em uma chave principal do circuito no piso. Sua próxima rival é a norte-americana Bernarda Pera, cabeça 6 do evento e 27ª do mundo, que venceu a tcheca Marie Bouzkova por 6/4 e 7/6 (7-3).

Por sua vez, Svitolina vinha de dois ótimos resultados no saibro, o título em Estrasburgo e as quartas de final de Roland Garros. A ucraniana de 28 anos se tornou mãe no ano passado e ficou afastada do circuito por 14 meses. Ela voltou a jogar em abril, sem ranking, e já está no top 100. Atualmente, ocupa a 73ª posição. Jogando na grama, já foi semifinalista de Wimbledon em 2019.

Linette e Kalinina confirmam na estreia

Outras duas cabeças de chave venceram na rodada. Terceira favorita, a polonesa Magda Linette passou pela italiana Jasmine Paolini por 3/6, 7/5 e 6/4. Ela pode enfrentar a britânica Katie Boulter, campeã em Nottingham no último domingo, ou a chinesa Lin Zhu. Já a ucraniana Anhelina Kalinina marcou um duplo 6/4 contra a norte-americana Alycia Parks e aguarda o duelo entre as britânicas Harriet Dart e Jodie Burrage.

Ainda nesta segunda-feira, a norte-americana Caty McNally superou a compatriota Lauren Davis. Sua próxima adversária pode ser a ucraniana Marta Kostyuk ou a russa Anastasia Potapova, número 21 do mundo e cabeça 4 do torneio.

Comentários