Notícias | Dia a dia
Heide e Sakamoto eliminam favoritos e vão às quartas
21/06/2023 às 21h45

Pedro Sakamoto eliminou o terceiro cabeça de chave do challenger de Cali e está recuperando 150 posições

Foto: Arquivo

* Atualizado com resultados de duplas

Cali (Colômbia) - Três brasileiros vão disputar as quartas de final do challenger de Cali, em quadras de saibro na Colômbia. Após a classificação de Pedro Boscardin no início da rodada desta quarta-feira, os paulistas Gustavo Heide e Pedro Sakamoto também avançaram, com vitórias sobre favoritos.

Sakamoto eliminou o canadense Alexis Galarneau, cabeça 3 do evento e 214º do mundo, com parciais de 7/6 (7-2) e 6/3. O experiente paulista de 29 anos e ex-top 300 está voltando de lesão a entrou na chave com ranking protegido. Ele aparece atualmente na 851ª posição, mas já vai recuperando mais de 150 posições com sua ótima campanha.

O adversário de Sakamoto nas quartas de final em Cali será o austríaco Gerald Melzer, 391º do ranking, algoz do gaúcho Orlando Luz, 481º colocado, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5). Melzer já venceu dois brasileiros na competição, já que também superou o pernambucano João Lucas Reis na primeira rodada.

Já o jovem de 21 anos Gustavo Heide, 358º do ranking, manteve o embalo depois de ter alcançado a semifinal em Porto Rico na semana. Apesar da troca do piso duro para o saibro, ele conseguiu mais uma vitória em Cali depois de vencer o colombiano Nicolas Mejia, cabeça 4 do torneio e 248º colocado, por duplo 6/2. Com ótimo desempenho no saque, Heide não sofreu quebras e só enfrentou dois break-points, além de ter quebrado quatro vezes o serviço do colombiano, criando 12 oportunidades ao longo da partida.

Heide já está com o melhor ranking da carreira e vai superar ainda mais esta marca. Provisoriamente, ele salta 21 posições e chega ao 337º lugar. Seu próximo adversário é o argentino Federico Delbonis, cabeça 6 do torneio. Delbonis já foi top 40 e tem dois títulos de ATP, mas aparece atualmente apenas no 266º lugar do ranking aos 32 anos.

Ainda nas quartas de final, o catarinense de 20 anos Pedro Boscardin, 449º do ranking, enfrentará o experiente argentino de 31 anos Guido Andreozzi, 286º colocado, em confronto inédito no circuito.

Heide e Reis avançam na chave de duplas
A parceria nacional de Gustavo Heide e João Lucas Reis avançou às quartas após a vitória sobre os colombianos Enrique Pena e Johan Rodriguez por 6/2 e 6/4. Eles enfrentam o sul-coreano JiSung Nam e o neozelandês Artem Sitak. Já Pedro Boscardin e Eduardo Ribeiro perderam por 7/5 e 6/3 para o australiano Calum Puttergill e o canadense Kelsey Stevenson.

Outros dois brasileiros estão nas quartas de final de duplas após vitórias na última terça-feira. Orlando Luz e o ucraniano Oleg Prihodko enfrentam o zimbabuano Benjamin Lock e o neozelandês Rubin Statham, enquanto Mateus Alves e o argentino Santiago Taverna encaram o mexicano Hans Hach Verdugo e o norte-americano Evan King, cabeças 2.

Comentários