Londres (Inglaterra) - A participação brasileira no qualificatório de Wimbledon começou muito bem. Primeiro a entrar em quadra, o paulista Felipe Meligeni teve um páreo duro pela frente contra experiente canadense Vasek Pospisil, ex-número 25 do mundo, e levou a melhor em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/6 (7-2), após 1h23 de confronto.
Precisando de mais dois triunfos para chegar à chave principal no All England Club, Felipe terá pela frente o veterano uruguaio Pablo Cuevas, que conseguiu duríssima vitória sobre o bielorrusso Egor Gerasimov, por 6/4 6/7 (6-8) e 7/6 (7-2). Se chegar na última rodada, ele tem tudo para desafiar o moldávio Radu Albot. quinto mais bem cotado na disputa.
Bem mais consistente, o paulista terminou o jogo com apenas 8 bolas vencedoras, contra 20 do canadense, mas deu o troco nos erros não forçados, cometendo 25 a menos que Pospisil (15 a 40). O saque de Meligeni também funcionou melhor, com 71% de aproveitamento contra 63% do canadense de 33 anos, que foi quadrifinalista de Wimbledon em 2015.
Meligeni mostrou superioridade no primeiro set da partida, anotou uma quebra já no terceiro game e logo em seguida segurou o serviço, salvando um break-point. Ele ampliou a vantagem com nono break no sétimo, para na sequência confirmar o saque de zero e fechar logo no primeiro set-point que teve.
O duelo ficou bem mais parelho na segunda parcial, que não teve quebras, com Pospisil deixando escapar dois break-points e Meligeni um. A definição foi para o tiebreak, no qual o brasileiro fez valer o melhor desempenho no decorrer da partida, cedeu apenas dois pontos ao canadense e se garantiu na segunda rodada do quali.