Eastbourne (Inglaterra) - A número 3 do mundo Elena Rybakina se retirou do WTA 500 de Eastbourne em quadras de grama. A cazaque seria a principal cabeça de chave do torneio. De acordo com os organizadores, a desistência ocorreu por doença viral.
Com isso, foi necessário um ajuste na chave do torneio. A tcheca Barbora Krejcikova, número 10 do mundo, foi designada como cabeça 10 em Eastbourne e movida para a posição que originalmente seria da cazaque. Vinda de um vice-campeonato de simples e do título de duplas em Birmingham, Krejcikova estreia contra a canhota chinesa Xiy Wang, 73ª do ranking, que veio do quali. Quem vencer enfrenta nas oitavas a norte-americana Madison Keys, 25ª do mundo, que venceu a lucky-loser tcheca Tereza Martincova por 7/6 (7-4) e 6/4.
As duas jogadoras estavam no mesmo quadrante de Beatriz Haddad Maia no torneio. A número 1 do Brasil e 13ª do mundo estreia nesta terça-feira às 7h (de Brasília) contra a tcheca Marie Bouzkova. Bia venceu os dois duelos anteriores, ambos disputados em três sets.
Com a mudança na chave, se Bia vencer a estreia ela poderá enfrentar a britânica Katie Boulter, campeã em Nottingham há oito dias, ou a croata Petra Martic, que entrou de lucky-loser. Já Krejcikova, finalista em Birmingham no último domingo, pode cruzar o caminho da brasileira nas quartas de final.
Kasatkina e Pliskova confirmam duelo nas oitavas
Em outra mudança na chave, a número 8 do mundo Maria Sakkari se retirou do torneio após o sorteio, alegando mudança de calendário. Com isso, Daria Kasatkina se tornou cabeça 9 em Eastbourne. Ela estreou nesta segunda-feira vencendo a ucraniana Anhelina Kalinina por 6/3 e 6/1. Sua próxima rival é a tcheca Karolina Pliskova, que liderava o placar contra a belga Elise Mertens por 6/7 (3-7), 6/3 e 3/0 quando a rival abandonou por lesão no quadril. Pliskova lidera o histórico contra Kasatkina por 2 a 1.
Osorio e britânicas também estreiam bem
Vinda do quali em Eastbourne, a colombiana Camila Osorio aproveitou o embalo e venceu a norte-americana Shelby Rogers por duplo 6/4. Sua próxima rival pode ser a norte-americana Jessica Pegula, terceira cabeça de chave, ou a chinesa Qinwen Zheng.
O dia também foi bom para as britânicas. Jode Burrage bateu a norte-americana Lauren Davis por 4/6, 6/4 e 6/3. Ela aguarda o duelo norte-americano entre Coco Gauff e a canhota Bernarda Pera. Já Harriet Dart bateu a chinesa Shuai Zhang por 7/5, 6/7 (5-7) e 6/1. Sua próxima rival pode ser a tcheca Peta Kvitova ou a letã Jelena Ostapenko, campeãs em Berlim e Birmingham no último domingo e que se enfrentam nesta terça.