Notícias | Dia a dia
Bia se recupera e estreia com vitória de virada
27/06/2023 às 09h44

Bia marcou sua primeira vitória na grama na atual temporada do circuito

Foto: Jimmie48/WTA

Eastbourne (Inglaterra) - Depois de ser eliminada na estreia em Nottingham e não jogar em Birmingham por um desconforto no joelho, Beatriz Haddad Maia enfim venceu a primeira no ano sobre a grama. Nesta terça-feira, ela bateu a tcheca Marie Bouzkova pela estreia no WTA 500 de Eastbourne, virando com parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 (7-3), em 2h38 de confronto.

Classificada para a segunda rodada, Bia ainda não sabe quem será sua próxima adversária na competição. A número 1 do Brasil espera agora pela vencedora do duelo entre e experiente croata Petra Martic e a tenista da casa Katie Boulter.

Semifinalista no torneio no ano passado, Bia tenta se recuperar após sair do top 10 nesta semana. A canhota paulista caiu da 10ª para a atual 13ª colocação, mas já recuperar um lugar se vencer mais uma, o que garantiria superar a russa Veronika Kuderemetova para ocupar o 12º posto no próximo ranking.

Em seu segundo jogo da temporada sobre a grama, a paulista encarou um pouco de vento e acabou largando atrás e perdeu o primeiro set. Bia levou uma quebra de zero no quarto game e depois não conseguiu reagir. Bouzkova foi firme com os saques, não enfrentou um break-point sequer contra e administrou a vantagem até o final para fazer 1 a 0 no marcador.

A situação da brasileira ficou um pouco mais complicada quando a adversária abriu 2/0 no começo da segunda parcial. Só que Bia não parou de lutar e desta vez deu a volta por cima. Ela conseguiu pegar o tempo de bola nas devoluções, sempre com dois passos à frente da linha de base, anotou duas quebras seguidas e abriu 4/2 e saque. Bouzkova tentou frear a arrancada da brasileira, anotou nova quebra e sacou para empatar, mas perdeu o serviço novamente e o set em seguida.

O equilíbrio marcou o terceiro e decisivo set, que não teve quebras e apenas dois break-points foram disputados, ambos ameaçando o saque de Bia, que se salvou no segundo game e depois novamente no sexto. A tcheca, por sua vez, reverteu um 0-30 no 5/5. A definição foi então para o tiebreak, no qual a paulista abriu 4-1 depois de fazer uma boa devolução e contar com uma dupla falta da rival. Então, só precisou administrar a vantagem até o fim para selar a virada.

Comentários